Menu

Os Temperamentos segundo Hipócrates

Publicado por Ana Cecília Amado Sette em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Os temperamentos foram formulados por Hipócrates (o pai da medicina) seis séculos AC.
O sábio médico grego classificava os doentes em quatro tipos, cada um dos quais apresentava uma hipertrofia ou o desenvolvimento excessivo de um sistema ou função. Nossos estados fisiológicos estão estreitamente ligados ao nosso comportamento.
No ser humano existem quatro aparelhos anatômicos fundamentais, que são a base para determinar os temperamentos:



O estudo dos Temperamentos torna-se indispensável para a Grafologia, pois corresponde a um estado particular que tem muitas repercussões no caráter e permite um conhecimento mais profundo do ser humano. O termo Temperamento vem do latim "temperamentum" de "tempere", combinar em justas proporções.
O temperamento é inato, é o modo de ser que temos constitucionalmente, produzidos pela herança. O indivíduo nasce com um temperamento determinado que está também ligado à sua fisiologia.

TODOS NÓS TEMOS OS QUATRO TEMPERAMENTOS,
COM GRADUAÇÕES E PREDOMINÂNCIAS DE ALGUNS.

Todos nós temos qualidades e defeitos, portanto não podemos analisar uma pessoa na sua totalidade sem conhecer profundamente a teoria dos Temperamentos, a Grafologia, as características da grafia que determinam o Temperamento Dominante e a proporção de cada um deles. É necessário especificar que não existe nenhum temperamento em estado puro, sempre há um que domina, sendo muito difícil apresentarmos dois deles numa mesma equivalência. Cada um de nós possui a sua própria dosagem.
Vamos descrever cada um dos Temperamentos, iniciando pelo Nervoso.

NERVOSO OU MELANCÓLICO

Existem dois tipos de pessoas com este Temperamento: o Sensitivo e o Intelectual.
O Nervoso Sensitivo é muito impaciente, muitas vezes instável e se descontrola com facilidade. Por outro lado o Nervoso Intelectual tem a força de vontade dominada pelo intelecto; sendo assim, tem maior equilíbrio e autocontrole.

Tipo físico do nervoso
O rosto do Nervoso revela certa finura de traços e um perfil com sinuosidades abundante. O nariz, na parte superior aparenta uma convexidade acentuada.
Seu perfil denota rapidez em seus movimentos, agudeza de espírito, sensibilidade alerta, inquietação e uma curiosidade ativa, um modo de realizar com tendência a improvisação.
O abdômen é sem resistência, dando a impressão de debilidade. Calvo da fronte para a nuca
Orelhas grandes e descoladas. Pescoço comprido e fino, possui um crânio bulboso e um queixo pontiagudo. Quase sempre seu rosto é pequeno, nariz estreito, lábios bem finos e voltados para dentro. São propensos a tiques e possuem o tórax estreito.

Características da personalidade
O indivíduo de Temperamento Nervoso caracteriza-se pelo comportamento irritável, impressionável, receptivo e subjetivo, além de versátil. É curioso e indagador, mas inconstante em suas ações. Como é muito susceptível, se ofende com facilidade, pois se acha muito importante. Vive reprimindo seus sentimentos.Tranca-se em si por medo, e normalmente prefere receber a doar. Podem ser propensos à inveja e ao ciúme.Sua manifestação da sensualidade pode ser reprimida ou recalcada. Possui uma inteligência viva, tem imaginação criativa, espírito complicado, é confuso no plano emocional e sujeito a excessos. É bravo, emotivo, inconstante, caprichoso, desconfiado e tímido.
Exagera nas manifestações afetivas, e sua força e vontade oscila entre altos e baixos, muitas vezes começa e não termina as tarefas. É inquieto, irritável, crítico. Tem dificuldade para perdoar as ofensas, podendo ser vingativo e rancoroso. Não tolera críticas e tem freqüente sentimento de inferioridade. Procura impressionar com notícias inesperadas, para chamar a atenção. Rebela-se contra o ambiente e sente-se inadaptado ao mundo. O Nervoso tem tendência à úlcera, pois é pessoa que geralmente “guarda” ressentimentos e mágoas.
São ótimos jogadores de xadrez.

Características profissionais
Tem aptidão para tarefas detalhistas, minuciosas ou de improvisação rápida, tem bastante intuição. Gosta de “surpreender” os que o rodeiam. Maneja com habilidade objetos finos e delicados. Não se adapta a tarefas que exijam automatismo, seja motriz ou mental. Se a tarefa exigir continuidade fazem-na, mas caso venha a se cansar - pois a monotonia o aborrece - necessita movimentar-se constantemente. Tem necessidade da presença dos outros para atuar. Tem o espírito complicado, vai por atalhos e não pelo caminho reto. Trabalha em ritmo desigual, é mais mental do que afetivo, tem reações vivas e rápidas. O tônus vital é fraco, pois descarrega a emotividade sob seus próprios nervos.

O Nervoso sensitivo, como chefe é muito impaciente, muitas vezes instável e se descontrola com facilidade. Quando ele fica com raiva de uma pessoa, perde a perspectiva com relação às qualidades desta pessoa.
Se for Nervoso intelectual a força de vontade é dominada pelo intelecto; sendo assim tem maior equilíbrio e autocontrole. Sua escrita é mais firme, com semi-ângulos e não tão desigual quanto a do sensitivo, pois são mais reflexivos e sabem se concentrar.
Sua função psíquica principal é sentir e intuir, raramente perceber. O Nervoso é emotivo de pensamento intuitivo, secundário e introvertido.
Apto para a área financeira, computação, enfermeiro, dentista, advogado, copeiro, historiador, escritor, pintor.Para motivar o nervoso:
Devemos utilizar argumentos que mostrem novidades.
Dar-lhe dados que podem constituir uma surpresa.
O nervoso gosta de escolher o insólito, o novo, o inesperado, aquilo que ninguém tem.
Deve-se satisfazer seu afã pela curiosidade.

A grafia do Nervoso é muito desigual, inconstante, desordenada, estreita, às vezes confusa, ascendente, maiúsculas muito altas ou muito pequenas. Deixa uma impressão de agitação.
Quase sempre a grafia é rápida, com os pingos em forma de acentos agudos. As barras dos “t”, são colocadas mais para o alto, compridas, finas e pontudinhas; voltadas para direita, o que corresponde a um revide agressivo perante uma suposta ofensa. Tem um orgulho mais sutil, percebido através das maiúsculas altas.
A grafia freqüentemente é pontuda, pequena, desigual na altura, largura, inclinação, alinhamento e pressão. Os espaços entre as letras são desiguais assim como a velocidade e a ligação entre as letras.
Nota-se o orgulho em certas maiúsculas levantadas. A inclinação das letras é desigual, hesitante ou à esquerda.
Sua força de vontade é irregular e manifesta-se através de uma escrita movimentada, agitada, sem ordem de direção, se ele for sensitivo.

A grafia do Nervoso intelectual: é mais firme, com semi-ângulos e não tão desigual quanto a do sensitivo, pois são mais reflexivos, sua força de vontade é dominada pelo intelecto; sendo assim tem maior equilíbrio e autocontrole.

A criança de Temperamento Nervoso: é instável, muda continuamente de humor e conseqüentemente tem dificuldade para concentrar-se. Tem necessidade de afeto, e é necessário dar-lhe muito carinho para que a sua insegurança seja amenizada e não se torne constante. A criança nervosa que enfrente a uma angústia não come, perde o apetite.
Vive um pouco fora da realidade, imersa nos seus sonhos e fantasias. É ciumenta e inclinada a rivalidades com os irmãos. Como conseqüência de sua timidez costuma mentir um pouco. Sofre por não poder se destacar como gostaria. Como é muito impressionável fica mais segura e feliz em ambientes que lhe proporcionem essa segurança.
Como é contraditória, às vezes sente-se desconsertada e quando menos se espera começa a chorar. Em geral é boa aluna, principalmente quando os educadores sabem compreender sua sensibilidade. Faltam vontade e constância. É muito curiosa o que a estimula ao conhecimento e descobrimento das coisas.
Na sua expressão gráfica: os movimentos são arrítmicos e a pressão fraca. Letras desiguais no tamanho e inclinação, linhas ascendentes, barras do “t” muito finas e largas. Pela sua falta de concentração esquece constantemente de cortar os “t”, pingar os "i".

Não se precipite para tentar se “achar” ! Aguarde o próximo Temperamento: falaremos do Sanguíneo que possui características bem diferentes do Nervoso.



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 157


Sobre o autor
ana
Ana Cecília Amado Sette é especialista em Grafologia, com mais de trinta anos de experiência em aplicação da Análise Grafológica, com ênfase em Seleção de Pessoal.
Atende pessoas e empresas em São Paulo.
Conheça os auto-testes de Grafologia
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa