Menu

Tímido ou Extrovertido? Os dois lados da moeda!

Publicado por Rosana Braga em Almas Gêmeas

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Em geral, costumamos julgar "a grama do vizinho mais verde que a nossa"! Esse comportamento faz sentido se considerarmos que o 'conhecido e próximo' tende a revelar seus defeitos e suas ineficiências, enquanto que o 'desconhecido e distante' pode aparentar uma suposta perfeição. Mas esta não é uma verdade e, no fundo, sabemos muito bem disso!

Exemplo clássico desta dinâmica enganosa é o tímido que passa grande parte da vida admirando e desejando ser como o extrovertido e o extrovertido que, tantas vezes, gostaria de experimentar a suposta tranquilidade do tímido. O fato é que, quando extremados, esses dois jeitos de atuar no mundo rendem desconfortos e pedem ajustes se o objetivo é ser feliz, especialmente a dois.

Num relacionamento, principalmente se for de longo prazo, já é bastante comum termos de aprender a tolerar as diferenças e a lidar com as expectativas frustradas. Quando um dos dois apresenta certa característica marcante, o problema pode se tornar ainda mais complicado.

Para começar, é bom lembrar: toda personalidade tem seu charme e sempre haverá de agradar uns e outros. Cada qual satisfaz perfis e preferências diferentes. Neste sentido, há quem não resista ao jeito misterioso e introspectivo do tímido e há quem se apaixone rapidamente pelo jeito articulado e seguro que aparenta ter o extrovertido.

Claro que, dependendo da época e da cultura em que vivemos, determinados comportamentos são socialmente mais valorizados que outros. Porém, o que conta mesmo é o desejo de cada um e o quanto cada casal se complementa a partir de sua história de vida e de suas crenças. Não há moldes, nem receitas e nem garantias. E é isso que torna as relações tão essenciais. Mas vale refletir sobre as vantagens e desvantagens daqueles que ocupam lugares extremos.

Comecemos pelos tímidos:
- têm dificuldades de demonstrar o que sentem e, por isso, podem sofrer mais do que sofreriam se conseguissem se expressar.
- sentem-se deslocados e inseguros com mais frequência e, por isso, podem evitar festas, reuniões entre amigos e outras ocasiões onde teriam de se expor.
- em longo prazo, os tímidos podem incomodar seu par por não se disporem a conversar. Isso tende a restringir bastante o círculo de amizades e as possibilidades de diversão em grupo.
- em contrapartida, os tímidos - quando de bem consigo mesmos - tendem a não pagar micos desnecessariamente e nem incomodar ou desrespeitar o outro com excessos.
- os tímidos também tendem a ser mais confiáveis já que não têm necessidade de falar, contar vantagem ou dividir informações.

Quanto aos extrovertidos, tudo pode parecer 'flores', mas nem sempre é assim:
- eles cometem mais gafes por falar demais, muitas vezes sem pensar, e podem magoar as pessoas sem se dar conta.
- em geral, gostam de ser o centro das atenções, falando alto e interrompendo o outro. Tem aqueles que contam piadas e exageram nas brincadeiras, mais constrangendo do que divertindo os demais.
- quando estão com seu par, os extrovertidos demais podem provocar - conscientemente ou não - ciúme e incômodo ao outro, já que, em geral, demonstram o que sentem de modo exagerado.
- os extrovertidos, claro, tendem mesmo a ser ótimas companhias, amigos animadíssimos e envolventes.

Obviamente, circula melhor no mundo aquele que consegue se expressar, falar o que sente, o que quer e até o que pensa. Mas o melhor mesmo é quando aprendemos a ocupar o nosso lugar sem invadir o lugar do outro. Assim, amor, trabalho e amizade são bem mais prazerosos e equilibrados.

Além disso, entre as vantagens e desvantagens de sermos quem somos, a ideia é buscarmos, dentro de nós mesmos, a medida mais justa e confortável para cada relação e cada situação que vivemos. É essa flexibilidade que mais nos aproxima da satisfação e da felicidade.


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa