DEFININDO UM OBJETIVO DE VIDA

Autor Raul Imhof - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


As pessoas vivem uma grande crise. Crise de valores, crise de identidade, crise financeira, crise nos sentimentos, crises...

Vivem também a crise da falta de objetivo definido para a vida. Difícil é constatar, e pior é aceitar, que mais de 90% das pessoas não têm um objetivo definido para sua vida. Não sabem o que querem, não sabem porque querem e também não sabem como chegar, quando pensam que têm um objetivo.

Li, noutro dia, que a maior tragédia do ser humano não é conseguir o seu objetivo; a maior tragédia é não ter nenhum objetivo para conseguir. Muitas pessoas vivem a vida inteira assim, sem saber o que querem. Esta situação tem se acentuado nos últimos tempos. Basta perguntar aos nossos jovens o que pretendem e a esmagadora maioria não sabe responder com exatidão onde querem chegar.

Já foi dito por alguém que "não existem ventos favoráveis para o barco que não tem um destino". O mesmo podemos dizer com referência aos seres humanos.

Há uma razão psicológica para isso, bem como outra de ordem econômica. Vamos dedicar nossa atenção, em primeiro lugar, ao lado psicológico do problema. É fato conhecido na psicologia que os atos das pessoas estão sempre em harmonia com os pensamentos que lhes dominam o cérebro.

Assim, qualquer objetivo principal definido deliberadamente, fixado na mente e nela conservado, tende à determinação de realizá-lo, acaba por saturar todo o subconsciente até influenciar, por automatismo, a ação física do corpo para a consecução do propósito acalentado. Deste modo o objetivo principal definido deliberadamente deve ser escolhido com grande cuidado e, depois de escolhido, deverá ser escrito e colocado num lugar onde se possa vê-lo pelo menos uma vez por dia. Isto tem um efeito psicológico determinante, no sentido de influenciar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita este propósito como um lema, um projeto, uma planta que a guiará, passo a passo, para que o mesmo se concretize.

A isto damos o nome de autosugestão ou a sugestão que o indivíduo faz repetidamente a si próprio. Pode-se dizer que é um grau de auto-hipnose mas não se deve ter medo disso. Já funcionou para milhares e milhares de pessoas. Foi com esse princípio que Edson conseguiu ser o maior inventor do mundo e foi também por meio dele que Lincoln conseguiu colocar uma ponte no grande abismo que o separava do lugar do seu nascimento, uma modesta casa nas montanhas do Kentucky, e a presidência da maior nação do mundo.

Não devemos ter medo do princípio da autosugestão enquanto estivermos certos de que o objetivo da nossa luta será a nossa felicidade de uma forma duradoura. O nosso subconsciente pode ser comparado a um magneto e quando está vitalizado e saturado atrai tudo o que é necessário para a realização desse propósito. As coisas semelhantes se atraem. Homens que triunfam na vida procuram cercar-se também de pessoas que triunfaram; não irão em busca de fracassados ou pessoas sem objetivos definidos. Assim, podemos dizer que, enquanto o homem não define um objetivo para sua vida vive dispersando suas energias e nada consegue.

Há, porém, para a consecução do objetivo definido, uma palavra que jamais poderá sair da mente e esta palavra é "persistência". De nada adianta ter um objetivo defindo e não lutar por ele, não persistir e não ir em busca do sucesso. Há, porém, uma grande diferença entre desejar simplesmente alguma coisa e acreditar que a obteremos. A falta de compreensão dessa diferença tem sido a causa do fracasso para milhões de pessoas.

Realizadores são aqueles que acreditam em todos os setores da vida. Quem acredita que pode alcançar o seu objetivo não conhece palavra "impossível". Também não se importa com as derrotas temporárias, porque sabe que está caminhando para o triunfo e, se um plano fracassa logo o substitui por outro.

Todas as grandes realizações encontram, sempre, grandes obstáculos. É preciso também ficar ciente de que tudo tem um preço. Não é possível conseguir alguma coisa em troca de nada. Portanto, um objetivo claro, bem definido, fé na sua execução e persistência são fatores essenciais ao sucesso.

Uma boa semana para todos.

Raul

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 166



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.