Menu
Home > Autoconhecimento
VIGIAI, ORAI E EDUCAI!

VIGIAI, ORAI E EDUCAI!

por Euckaris Guimaraes Mendes
Facebook   E-mail   Whatsapp


ASSESSORIA AOS PAIS 

Estar atento, vigilante, sem sufocar o filho com excessivos cuidados e falatórios que não levam a nada, mas agir na hora certa, no exato momento que se fizer necessário, ou que tomamos conhecimento da ocorrência, com respeito, sem violência, com amor, com benevolência e muita firmeza, olho no olho, sempre, com toda franqueza e verdade.

Se for necessário peça ajuda a um bom profissional terapeuta, e não deixe passar nada que possa comprometer a boa formação moral e espiritual de seu filho.

Não é fazendo vistas grossas para os defeitos de nossos filhos que vamos educá-los.

A educação começa pelos pequenos deslizes. Aquilo que nós achamos que não tem importância, muitas vezes é o desencadeador de grandes deslizes em um futuro bem próximo.

Educar é vigiar. Eu diria, “Vigiai e educai”, plagiando o Mestre Jesus: Vigiai, orai e educai”!
VIGIAR NÃO É TOLHER A LIBERDADE; É ESTAR ATENTO, LIGADO, CONECTADO COM A CRIANÇA...COM SEUS ANSEIOS, SUAS DÚVIDAS, SEUS MEDOS, SUA ALEGRIA, SUAS AÇÕES...É ESTAR VIVO EM SUA VIDA!

Respeito! Sim, temos que saber respeitar nossos filhos.

Conversar , desde bebês, explicando, esclarecendo, eles são seres inteligentes e entendem tudo, aprendem tudo que ensinamos com amor e perseverança, repetindo várias vezes, pois eles esquecem e também testam os pais, repetindo o “erro” até se convencerem e optarem pelo acerto.

Conversar a sós com a criança, olho no olho, nunca criticá-lo ou repreendê-lo diante de outra pessoa... isso é respeito.

Respeitar a rotina dele, horário de alimentação, de sono, de banho, de brincadeiras, de parque, de sol... isso é respeito.

Ter cuidado com as brincadeiras, muitos pais fazem brincadeiras terríveis com os filhos, diminuindo-os diante de outras pessoas com apelidos pejorativos, contando algo que a criança fez, mostrando seus órgãos genitais, deixando-a constrangida...coloque-se sempre no lugar de seu filho, pratique a empatia... isso é respeito.

Coloque limites, tudo é possível até um determinado ponto. Daí para a frente é p r o i b i d o.

A criança deve dormir em sua cama e seu quarto, isso é indiscutível. Em nenhuma hipótese coloque-o na cama do casal para dormir pois você a ensinará a invadir um espaço que não lhe pertence dando-lhe o direito de usufruir dele quando lhe aprouver...isso é respeito

Se você não coloca limites na vida de seu filho, a Vida colocará. Muitas vezes da forma mais dolorosa: com a prisão; as drogas que levam ao fundo do poço; a falta de respeito por si mesmo e pelo outro; a falta de ética em sociedade, na política, em família; a violência, a vaidade desmedida, a total falta de Valores que são fundamentais para a formação de um cidadão.

Toda educação começa no ventre da mãe, durante a gestação e continua pela vida a fora.

Se você for firme e tiver uma postura de Educador sua tarefa pode durar menos tempo, caso contrário não vai terminar nunca, como temos visto muitos casos na sociedade e até mesmo dentro das nossas famílias. Pais que sofrem por toda uma existência por filhos de mau caráter, de má formação moral, sem limites...

Se você tem dificuldades em se impor, em se fazer respeitar e está vivendo um pesadelo com seus filhos, ou se tem dúvidas de estar agindo bem, seja qual for o caso:

EU POSSO AJUDAR VOCÊ!
Entre em contato comigo:
por email: [email protected]
tel.15 91214527 e 11 91932791

Tudo isso e muito mais, em meu livro:
“Educar: Benevolência e Firmeza”
EM BREVE NO MEU SITE E LIVRARIAS

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


Atualizado em 9/21/2008

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa