Menu
Home > Autoconhecimento
Biodança, dança da vida.

Biodança, dança da vida.

por Centro de Biodanza Rio
Facebook   E-mail   Whatsapp


Estruturada pelo Princípio Biocêntrico, seu primeiro e maior paradigma, foi criada há mais de quarenta e cinco anos por Rolando Toro Araneda, psicólogo, antropólogo, poeta e pesquisador chileno.

Como conceito, Biodança – Dança da Vida – é um sistema de aceleração de processo integrativo mediante ambiente enriquecido pela música, dança (movimento pleno de sentido), processo feedback e encontro, bem como, um sistema de integração afetivo-humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originárias da vida. É também considerada uma inovadora ciência.

Conhecida e registrada internacionalmente como Biodanza – Sistema Rolando Toro, tendo como símbolo uma garça em movimento, é até hoje pesquisada e desenvolvida pelo seu criador, presidente da International Biocentric Foundation – IBF – que, com sedes no Chile e na Itália, normatiza, regula e controla no Brasil e no mundo a riquíssima Metodologia de Biodança.

No Brasil, praticamente em todos os Estados existem Associações-Escolas de Biodanza Rolando Toro, responsáveis pela formação em nível de pós-graduação dos facilitadores que, depois de formados, tornam-se profissionais diplomados e registrados pela International Biocentric Foundation – IBF. E, assim, estão autorizados a trabalhar e a especializar-se na inovadora metodologia de Biodança, bem como com o inovador Sistema Biocêntrico. Também existem, em todo território nacional, grupos de desenvolvimento em Biodança, gerando benefícios aos participantes nos níveis pessoal e profissional.

Apesar de ser uma metodologia recente, já ganhou seu espaço no mundo com escolas de formação de facilitadores, funcionando plenamente em diversos países - França, Espanha, Inglaterra, EUA, Argentina, Chile, Austrália, Itália, Portugal, Japão, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros – realizando, assim, um grande sonho do seu criador.

As áreas de aplicação de Biodanza – Sistema Rolando Toro, são as organizações humanas, educação e saúde, como uma reeducação para a vida e complementação terapêutica.

Existem eventos anuais de Biodança no Brasil e no mundo: encontros regionais e congressos internacionais. No mês de Junho de 2008 aconteceram, em Lignano Sabbiadoro, na Itália, o VIII Congresso Mundial de Biodanza e o IV Congresso Europeu de Biodanza. E, aqui no Brasil, entre 13 e 16 de Agosto de 2009, acontecerá, em Búzios, o X Congresso Latino Americano de Biodanza.

O Inconsciente Vital, também criado por Rolando Toro, refere-se ao “comportamento coerente e, de certo modo, intencional das células e dos tecidos” que mantêm os organismos vivos; com o Inconsciente Pessoal, de Sigmund Freud, e o Inconsciente Coletivo de Carl Jung, forma um sistema completo.

O Inconsciente Vital é, assim, um comportamento que gera regularidade e mantém estáveis as funções orgânicas; possui uma grande autonomia em relação à consciência e ao comportamento humano. Suas manifestações durante a vida cotidiana são o humor endógeno, o bem- estar sinestésico e o estado geral de saúde.

A importância do conceito de “inconsciente vital” está em sua possibilidade de influir em nossos estados de humor. O inconsciente vital está em sintonia com a essência viva do universo; quando a sintonia é perturbada inicia-se a doença. O ato de cura será compreendido, assim, como um movimento destinado a recuperar essa “sintonia vital” com o universo.

A base conceitual da Biodança provém de uma profunda meditação sobre a vida, do desejo de fazer renascer em nós a alegria, o prazer e a glória de viver. Vivemos numa sociedade onde as demonstrações de amor, de ternura, de beleza foram sendo esquecidas. Vivemos, com certeza, a nostalgia do amor.

A Biodança se volta para o desenvolvimento e o fortalecimento dos Potenciais Genéticos ou Linhas de Vivências (vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência), estimulando sua expressão através da vivência. Os exercícios e danças cumprem sua função reguladora atuando sobre o centro das emoções – o sistema límbico-hipotalâmico.

Como primeiro paradigma da Biodança, o Princípio Biocêntrico coloca seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida abrange muito mais que os vegetais, os animais e o homem. Tudo o que existe, dos neutrinos ao quasar, da pedra ao pensamento mais sutil, faz parte deste sistema vivo prodigioso. Segundo o Princípio Biocêntrico, o universo existe porque existe a vida e, não, o contrário.

Fonte bibliográfica: ARANEDA, Rolando Toro, "Biodanza", Editora Olavobrás-EPB, 2002, São Paulo-SP

CENTRO DE BIODANZA DA TIJUCA – Respeito, dignidade e ternura ao ser humano.
Rua Gal. Roca, 778 – Sala 809 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ, próximo ao metrô Saens Pena.
(21) 2278-3624 / 3442-3624 / 2234-6230; e (21) 9981-0486 / 8688-0200.
EQUIPE:
MARCOS SOUSA, consultor, administrador de empresas, especialista em Treinamento e Desenvolvimento - T & D,  e facilitador de Biodanza – Sistema Rolando Toro 

LÍCIA BARRETTO, professora, faz dinâmica de grupo e facilitadora de Biodanza – Sistema Rolando Toro
LEILA ALMEIDA, professora de literatura, poetisa e facilitadora de Biodanza – Sistema Rolando Toro

Texto revisado por Cris

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 25


Atualizado em 11/11/2008

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa