Menu
Home > Almas Gêmeas
Eu não preciso de terapia

Eu não preciso de terapia

por Andre Lima
Facebook   E-mail   Whatsapp


Outro dia teclando no MSN com uma amiga, ela me disse o seguinte. "Eu estou trabalhando com plano corporativo de celular,  se souber de alguém que precise, me avisa ou me indica". Eu disse, tudo bem. E falei, em tom de brincadeira: "olha eu trabalho com conflitos emocionais, se souber de alguém que precise, ou que tenha interesse, me avisa ou indica tá? Imediatamente ela respondeu: "Ah eu sei! Fulana precisa." E logo foi indicando uma amiga, que eu também conheço.

Normalmente é assim, as pessoas veem que os outros precisam, e querem indicar. Assim acontece quando mostro o meu panfleto de divulgação do trabalho aqui em Recife. Alguns falam "eu conheço uma pessoa que precisa muito disso aqui que você faz... (Meu amigo, minha irmã, meu chefe...)".  Poucos se reconhecem como possíveis clientes.

O nome "terapia" talvez tenha uma carga meio pesada,  até pejorativa. Como se fosse necessária apenas para pessoas com problemas graves ou para pessoas consideradas "problemáticas".  Nos EUA surgiu o termo "coach", que ao pé da letra significa "treinador" - como um técnico de futebol ou outros esportes. Então o termo fica mais suave. Você não vai receber "terapia",  pois você não é uma pessoa problemática ou desequilibrada. Você vai receber uma ajuda profissional de alguém que vai lhe ajudar a atingir os seus objetivos. E isso será feito através de várias ferramentas, inclusive a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui).

Nesse tipo de trabalho, você vai limpar questões emocionais importantes,  colocar quais são seus objetivos, vai traçar maneiras de atingi-los, e etc... Isso nada mais é do que um trabalho terapêutico, dito de uma outra maneira. O trabalho da terapia é para facilitar a sua vida em todas as áreas: melhorar relacionamentos, resolver conflitos internos, melhorar sua relação com o dinheiro e área profissional, melhorar auto estima, autoconfiança e etc...

Todos nós temos muito para melhorar.  Você acha que não consegue encontrar muita coisa? Como vai sua vida então? Está no seu peso ideal? Como vão os relacionamentos familiares? Como vai a vida financeira e profissional? Faz o que gosta? Ganha o que acha que merece e tem potencial? Dorme bem? Sente ansiedade, inquietação, sem motivo específico? Sente dores, ou outros males físicos (normalmente está tudo ligado a parte emocional)? Sente coisas desagradáveis que não entende o porque ou gostaria de não se incomodar tanto com algumas coisas? Sente que poderia fazer certas coisas bem melhor mas não consegue? Tem vontade de realizar algumas coisas mas nunca concretiza, nunca toma uma atitude para começar (ou começa e para)?  Se sente preso a alguma situação ou pessoa que não consegue sair? Enfim, tem algo que está ruim e você queira melhorar, ou tem algo que está bom mais que pode ficar melhor ainda? Se você respondeu sim para qualquer umas dessas questões, significa que você reconhece que tem alguma dificuldade. Saiba que pode ser trabalhada.

Trabalhar a parte emocional, é o maior e melhor investimento que alguém pode fazer. Pois tudo na nossa vida é comandando por essa parte. Quanto mais equilíbrio, mais fácil é a vida. Melhoram os relacionamentos, a parte profissional e a saúde física. Em contrapartida, quando mais conflitos emocionais, mais complicada a vida fica.

Atendi recentemente um homem de 35 anos, que sempre havia sido bem sucedido profissionalmente.  Havia perdido o excelente emprego que tinha. Passava por conflitos de ordem emocional e espiritual. Não sabia que caminho deveria seguir em termos de religião e crescimento espiritual. Sentia medo e culpa em trilhar um caminho religioso diferente da família evangélica. Sentia medo de voltar trabalhar como antes e perder tempo de convívio com a esposa e filhos. Medo de voltar a ter poder como tinha antes, pois reconhecia que havia se tornado uma pessoa arrogante. Uma pessoa extremamente inteligente e intelectualmente preparada. Tinha tudo pra estar bem em todas as áreas mas... devido a conflitos emocionais internos, estava em uma situação difícil, travado na vida.

As coisas não chegaram a esse ponto de repente. Aos poucos, os conflitos foram surgindo, e aí ele se enfiava no trabalho, e compensava de lá e daqui, até que algo explodiu. Aí foi quando ele decidiu buscar ajuda profissional. Nunca é tarde para se começar, no entanto, se houvesse se trabalhado anteriormente, de forma continua, jamais precisaria ter passado pelo que passou.

Fizemos apenas a primeira sessão, que foi realizada pelo skype. O trabalho conseguiu atingir resultados bem significativos na eliminação da culpa religiosa, dos medos de perder o convívio com a família, de voltar a ser arrogante e etc... O que ele mesmo expressou, foi que tudo ficou muito mais claro, que havia descoberto o que o estava travando, que ele não percebia. Ele percebeu e falou que estava se boicotando, de forma inconsciente, devido a esses medos o que evitava que ele voltasse trabalhar. 

É para isso que serve o trabalho de autoconhecimento.  A gente pula muitas fogueiras na vida. Esse trabalho também pode ser complementado através de leitura e de auto aplicação de EFT. Sozinhos, nós conseguimos caminhar bastante. Porém,  por estarmos envolvidos nos nossos próprios sentimentos, tem momentos que não avançamos mais. Ficamos presos na nossa auto-sabotagem, como o cliente que eu relatei. Já escrevi alguns textos sobre a questão da auto-sabotagem, e como não é fácil identificá-la e sair dela sozinho. Alguém de fora consegue enxergar muito mais facilmente.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


Atualizado em 2/15/2009

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa