Menu
Home > Corpo e Mente
Para além da Terapias....A Meditação!

Para além da Terapias....A Meditação!

por Carmem Farage
Facebook   E-mail   Whatsapp


Muitas pessoas que me conhecem, sabem do meu trabalho em terapia de regressão a vidas passadas. Hoje, vou tratar de outro tema que, para mim, é tão importante quanto o da regressão pelos benefícios que podem trazer às pessoas. Ao longo desses anos, entrando em contato com as lembranças das pessoas e de posse de mensagens dos mestres -espíritos elevadíssimos- que nos ensinam e ajudam em nossa evolução, mudei muito minha forma de encarar o ser humano e o universo.

Hoje sei que não somos somente humanos, nem mesmo seres humanos que, eventualmente, desfrutam de experiências espirituais, mas seres espirituais que têm experiências humanas. Possuímos diversas dimensões que podemos vivenciar e das quais podemos usufruir. Temos em nosso espírito possibilidades acima do tempo e das limitações físicas. E há muitas formas de entrar em contato com o Eu superior que abrigamos. Trata-se de um caminho no qual quanto mais avançamos, mais nos tornamos capazes de alcançar graus cada vez mais altos de espiritualidade. Assim como a regressão, e outras técnicas que utilizo nas terapias, a meditação desenvolve uma progressiva capacidade de concentração e focalização, abrindo as portas do inconsciente. As lembranças de nossas vidas passadas e de nossas estadas na dimensão espiritual entre uma e outra encarnação encontram-se guardadas no inconsciente. Sendo o plano mais criativo e clarividente da mente, de lá trazemos recursos espirituais, psíquicos e intelectuais muito úteis para o nosso dia-a-dia.
Mais do que isso, através da meditação, vivenciamos uma beleza interior que nos faz repensar tudo o que nos rodeia e a nós mesmos. Que nos faz confiar na capacidade -que de fato possuímos- de utilizar e direcionar nossas energias para a purificação de nosso corpo e de nossa mente, e para a descoberta e o desenvolvimento de nossa espiritualidade.

E tudo começa fechando os olhos, relaxando os músculos, tranqüilizando a respiração. Aos poucos, a pessoa vai pedindo à sua mente que afaste o alarido de vozes que normalmente a atordoam, nem que seja uma de cada vez, um problema de cada vez. Como se convidássemos cada dificuldade a nos permitir um momento a sós conosco mesmos. Um momento todo nosso: todo seu! Um momento de graça, de luz, de elevação.
É uma questão de vivenciar intensamente, com desprendimento e entrega, esse momento.

Apesar de alguns acharem que só o que faz um psicanalista é remexer no passado das pessoas, entendo a terapia - em todas as suas formas - como uma maneira de tratar nossos problemas no presente. É no presente que está a felicidade. Só que a mente humana é um mistério maravilhoso, capaz de nos levar tanto ao céu quanto ao inferno criado por nós.
Vivenciamos traumas -principalmente quando crianças- tão devastadores, que gravam seus efeitos na mente e na alma por muitas existências. Pode acontecer de determinado fato ser doloroso demais para permanecer na memória. No entanto, empurrados para o inconsciente, seus efeitos - as reações físicas e emocionais desencadeadas - permanecem.

Em termos simples, o que fazemos na terapia é levar a pessoa a recordar a origem de suas reações - seus reflexos físicos, seus medos, sua raiva, sua dor. Ao localizar o momento traumático, a pessoa tende a livrar-se dos sintomas, percebendo que se trata de algo que já passou, que não a ameaça mais. Além disso, existem outros caminhos para atingirmos tanto a paz interior quanto o equilíbrio e o desenvolvimento de nossa espiritualidade. A meditação tem um lugar especialmente privilegiado entre esses caminhos.
O mundo de hoje invade nosso cotidiano e até mesmo nossos momentos de descanso e prazer, com pressões e demandas que se acumulam, tumultuando nossa mente. Torna-se cada vez mais difícil voltarmos para nós mesmos, tentando iluminar nosso íntimo e visualizar a causa de nossas angústias. Sob ameaça, o organismo e a consciência colocam-se em alerta, acelerando o metabolismo, ativando toda uma seqüência de reações físicas e emocionais. O medo -uma doença da atualidade- é também um alarme, disparando a necessidade de a pessoa mobilizar-se, proteger-se.

A prática da meditação nos ajuda a limpar a mente. Por um período determinado, nos desembaraça de tensões, de pensamentos intrusos e do que retemos na consciência sob a forma de ecos e de fragmentos inquietantes, oriundos do mundo exterior. Em certo sentido, torna a mente mais sensível ao que é, de fato, essencial. E seus efeitos se prolongam para além do estado meditativo.
Tenho observado que a meditação amplia a capacidade de lembrança dos pacientes que estão se submetendo à regressão. Eu própria, em estados de meditação profunda, experimentei visões de vidas passadas, além de muitos insights que me ajudaram a resolver problemas presentes.

É importante ressaltar que mesmo sem estar em terapia, a prática da meditação traz muitos benefícios. Quanto mais profundamente nossa prática de meditação nos leva, mais nos distanciamos do plano das aparências e das tensões, da importância que damos às frustrações, aos rancores e ressentimentos, e mais nos envolvemos com esse Eu superior, com sua capacidade de amar. Por conseqüência, ao compreender que esta visão da vida e do mundo -e esse amor- está dentro de nós, ao descobrir que possuímos este dom tão precioso, repleto de beleza, nos sentimos seres dignos de ser amados e de alcançar a felicidade. Somos sim, seres luminosos e iluminados.

A espiritualidade que cura e traz equilíbrio é essa capacidade de amar e de nos sentirmos amados. É o que nos devolve ao mundo munidos de habilidades impressionantes. Menos sujeitos a inibições e constrangimentos, o inconsciente é uma matriz de criatividade e de respostas intuitivas. Criatividade e intuição, duas fontes de realização, mas que, habitualmente, subestimamos ou reprimimos. O contato, e em médio prazo, a intimidade com nosso inconsciente nos tornam capazes de confiar na contribuição única e original que temos a dar ao mundo.
Condicionados a respostas padronizadas, nos deixamos enredar pelos problemas e dificuldades. Tudo às vezes parece virar um beco sem saída. 
A meditação nos leva a experiências com o corpo, com a mente e com o espírito. Minha experiência comprova que a prática da meditação leva as pessoas ao encontro do seu "eu" mais poderoso e essencial.

É um caminho que requer persistência. Mesmo assim, nos exige menos do que as aflições que permitimos que tomem conta do nosso cotidiano. Trata-se de uma viagem solitária que nos permite compreender que, na realidade, nunca estamos sós. Justamente por isso, a prática da meditação ganha outros significados. Não é apenas a busca da espiritualidade, do algo a ser alcançado. A espiritualidade maior está na maneira como buscamos: voltados para nosso íntimo, compreendemos que somos responsáveis por nosso aprendizado. Os únicos responsáveis. Não há outra maneira de aprender a não ser nos conhecendo, transformando nossos medos e limitações em força e alegria. Essa é a principal lição.
Nossa tarefa no plano físico é aprender. Aprender no sentido mais amplo, mais ilimitado: aprender a amar. Amar aos outros e a nós mesmos. Esse é o conhecimento que nos torna divinos.



Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 298


Atualizado em 1/9/2011

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa