Menu
Home > Autoconhecimento

CONHEÇA ESSA CIÊNCIA DO CONHECIMENTO

por Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Facebook   E-mail   Whatsapp


O que é PNL?

A PNL - Programação Neurolingüística - foi definida como "estrutura da experiência subjetiva". Começou estudando as pessoas que apresentavam resultados excepcionais. O que elas faziam e como faziam, para que conseguissem aqueles resultados?
Se pudermos decodificar o que e como fazem, os métodos podem ser ensinados a outras pessoas para que elas também possam obter a mesma classe de resultados. Esse processo foi denominado de "modelagem".
Para modelar, a PNL estuda como estruturamos nossa experiência subjetiva - como pensamos sobre nossos valores e crenças e como criamos nossos estados emocionais - e como construímos nosso mundo interno a partir do que vemos, ouvimos e sentimos... e o significado que damos a tudo isso.
Nenhum evento em si tem significado por si só. Somos nós que damos significados e pessoas diferentes poderão dar significados diferentes, ou iguais. A PNL estuda as experiências pelo lado de dentro. E como essas experiências influenciam nosso comportamento. É considerada "epistemologia" (conhecimento a respeito do conhecimento) da experiência.
A PNL começou modelando os melhores comunicadores e evoluiu para o estudo sistêmico da comunicação humana. Cresceu com a adição de ferramentas e métodos práticos gerados de diversas áreas, através da modelagem de pessoas que obtinham resultados brilhantes. Hoje, essas ferramentas são utilizadas em áreas tão diversas como educação, negociação, terapia, treinamento, esportes, saúde, vendas, direito, administração em geral.
No entanto, a PNL é mais do que uma coletânea de técnicas. É também uma forma de pensar, uma mentalidade, uma atitude baseada em curiosidade, exploração e pragmatismo.
A PNL e o treinamento, em qualquer área, tem muito em comum. Seguem na mesma direção.
A PNL com suas técnicas poderosas e seus pressupostos, tornam o treinamento muito mais rápido e eficaz. Possui meios precisos de obter resultados. Ou seja, A PNL pode "turbinar" o treinamento.

Pressupostos da PNL

Os pressupostos básicos da PNL são os princípios centrais da PNL, sua filosofia orientadora, suas "crenças". Esses pressupostos não são com certeza verdadeiros ou universais. Não é necessário acreditar que sejam verdadeiros. A PNL trabalha como se eles fossem verdadeiros.

O mapa não é território: há uma diferença incontestável entre a realidade e a experiência de realidade.

Toda pessoa tem seu próprio mapa do mundo.

Nenhum mapa de alguém é mais real ou verdadeiro que o mapa dos outros

Não é o "território" ou a "realidade" que limitam as pessoas, mas sim as escolhas disponíveis percebidas através de seus mapas.

Mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa.

Processamos todas as informações através de nossos sentidos.

Nenhuma resposta, experiência ou comportamento é significativa fora do contexto no qual acontece

Qualquer comportamento, experiência ou resposta pode servir como recurso ou limitação, dependendo de como está seqüenciado ou contextualizado.

As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento.

Todo comportamento tem intenção positiva.

Não existe fracasso, somente feedback.

Já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.

Ter uma escolha ou opção é melhor que não ter escolha ou opção.

Se é possível para o alguém, é possível modelar e ensinar aos outros.

A energia vai para onde está a atenção.


*Antônio Carlos é jornalista e instrutor de PNL
Se você quer montar um grupo para cursos em sua cidade, entre em contato pelo e-mail [email protected], ou pelo fone (35) 9931-0889.
Ele desenvolve também cursos gratuitos para professores da rede pública ou membros de ONG’s sem fins lucrativos. Saiba quais são as condições enviando uma mensagem ou telefonando no número indicado.
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


Atualizado em 1/13/2006

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa