Menu
Home > Autoconhecimento
Conto reflexão - O Gato Preto - Edgar Allan Poe

Conto reflexão - O Gato Preto - Edgar Allan Poe

por Academia Mental
Facebook   E-mail   Whatsapp


Conto Reflexão

O Gato Preto – Edgar Allan Poe 


Conceito – Punição x Responsabilidade



Questionamentos

1. Explicar fatos distancia as pessoas de suas responsabilidades?

2. Como lidar com a força do inconsciente?

3. O que representa no conto todos os personagens e os atos de violência?

4. Como podemos facilitar e incentivar a responsabilidade e amadurecimento de nossos filhos?

Síntese do Conto – O gato preto

O conto refere sobre um homem que tem muita dificuldade de elaborar seus aspectos instintivos de relacionamento, apresentando assim dificuldade de realizar elaborações internas. As mortes descritas no conto, simbolicamente representam uma tentativa deste homem tentar realizar essas elaborações, entretanto percebemos que ele não consegue atingir esse objetivo. Essa dificuldade ocorre, pois ele se prende em continuas explicações para os seus atos e com isso não consegue refletir e se responsabilizar para que possa ocorrer uma transformação interna. Observamos neste conto que quando não se tem condições de elaborar aspectos internos e transformá-los, inconscientemente busca-se uma punição externa. A punição e o castigo estão relacionados e isso gera sentimento de culpa. O sentimento de culpa faz com que as pessoas duvidem de suas próprias vontades e o drama do ser humano é ansiedade e culpa; isso é constantemente reforçado com os filhos através dos castigos e punições. A culpa tira a responsabilidade sobre as ações porque se espera sempre a punição. A criança que vive de castigo já sabe o que vai acontecer. A punição repara a culpa e ela volta a agir da mesma forma por que a única conseqüência é a punição. A punição reparando a culpa não permite a responsabilidade e compreensão dos próprios atos Com o castigo não ocorre o amadurecimento e, sim, a culpa. O desenvolvimento da culpa gera o princípio de olho- por-olho e dente-por-dente, mas que está relacionado à vingança. Na fase adulta percebe-se que se vive com a culpa encobrindo a escolha e a responsabilidade sobre seus próprios atos. Quando a criança age, ela está tentando expressar algo que não estamos conseguindo entender, e nosso papel não é de gerar culpa e sim de facilitar a sua compreensão. A responsabilidade dos pais é facilitar o amadurecimento, possibilitando que a criança possa ter uma compreensão das suas próprias motivações e aprenda a exercitar sua vontade de maneira plena e saudável.

QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES

1. Explicar fatos distancia as pessoas de suas responsabilidades? Sim, porque as impede de lidar as conseqüências internas disso.

2. Como lidar com a força do inconsciente? Começando a nos apropriar das nossas ações e tornando-as mais conscientes.

3. O que representa no conto todos os personagens e os atos de violência? Simbolicamente representam aspectos que não foram elaborados, por conta de um distanciamento.

4. Como podemos facilitar e incentivar a responsabilidade e amadurecimento de nossos filhos? Incentivando que eles reflitam sobre as conseqüências de suas ações e não assumindo a responsabilidade disso, através de castigos e punições.




Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


Atualizado em 2/13/2012

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa