Menu
Home > Oráculos
Como está sua autoestima?

Como está sua autoestima?

por Tina Simão
Facebook   E-mail   Whatsapp


A fonte da autoestima está na infância, ou melhor, nasce no mesmo instante com o bebê que depende do adulto para satisfazer suas necessidades de alimentação, segurança, reconhecimento, aceitação e amor. Tarefa árdua para o pai e a mãe que nem sempre conseguem cumpri-las, mesmo que tenham a melhor das intenções.

Durante o crescimento, muitas pessoas procuram preencher o vazio dentro de si, provocados pela falta de aceitação procurando o sucesso profissional, as realizações materiais, tendo comportamentos doentios, ou ainda esperando que o outro ou alguém a satisfaça.

Ao chegar a idade adulta, a pessoa percebe que é possível preencher este vazio gerador da sensação interior de algo que está errado, usando da intuição para perceber novas formas de comportamento sentindo-se melhor internamente.

Dicas para melhorar a Autoestima

- Conscientize-se que você é um ser maravilhoso, especial, amado e amável, criação única de Deus. Esta é a base da autoestima e ninguém pode tirar esta realidade de você.
- Autoestima é o conhecimento íntimo e profundo de que você tem importância e de que é aceitável exatamente como você é. É uma solidez no âmago do seu ser.
- A vergonha destrói a autoestima. Quando a vergonha é saudável nos diz que fizemos algo errado, mas quando é tóxica nos diz que somos errados. Cuidado.
- Tenha valores e princípios significativos, alicerçando sua vida e entregue-se a eles com todo seu coração. E se em algum momento desonrar seus valores, admita as consequências e perdoe-se pelo erro.
- Quando fizer alguma coisa que não gosta, investigue se sua ação foi movida por necessidades não satisfeitas. Dê atenção a essas necessidades e procure ajuda quando necessário.
- Faça coisas boas e bem feitas reconhecendo os pontos onde você brilha e partilhe esse brilho com o universo.
- Pense nos momentos em que você se sentiu bem consigo mesmo e reviva essas sensações. Quando sua autoestima estiver abalada, abasteça-se dessas boas lembranças.
- Desafie-se a crescer, veja os erros como aprendizado para tornar-se tudo que você tem intenção de ser.
- A autoestima é um raio de energia que vibra dos pés à cabeça, firmando o que você é agora e elevando-o para objetivos maiores.
- Vazio e sensação de derrota significam autoestima baixa. Desenvolva a autoestima de forma sadia para não correr o risco de utilizar formas prejudiciais e derrotistas para sentir-se melhor.
- Não use substâncias ou comportamentos que alterem seu estado de espírito com a finalidade de preencher seu vazio interior. São soluções falsas e passageiras que no fim diminuirão a sua autoestima.
- Sucesso material, realizações, aprovação de outras pessoas funcionam por um certo tempo. A aprovação de que precisa é a sua própria.
- Criticar, atacar e competir com os outros, livrar-se de sentimentos de culpa projetando-os nos outros ou envergonhando-os na tentativa de livrar-se de seus erros ou fracassos só o levarão à exaustão. Perceba quando você envergonha os outros na tentativa de se libertar da própria vergonha.
- Cuidado com a vergonha tóxica, que diz que você é o erro. Livre-se dela. O que às vezes exige um trabalho penoso e análise.
- Agradeça as pessoas que lhe deram amor e o auxiliaram a desenvolver sua autoestima.
- Quando adultos, temos o poder e a responsabilidade de curar a autoestima ferida. Reserve um tempo e se autoavalie e mude sua mensagem interna mudando suas crenças antigas.
- Se você guardou internamente mensagens de preconceito, ignorância, herança ou religião erradas, corpo ou funções físicas ou outras informações inadequadas substitua-as valorizando a obra prima extraordinária que Deus criou em você.
- Perceba que as pessoas que por algum motivo prejudicaram sua autoestima refletem a baixa autoestima delas em você e nunca a realidade de quem você é. Separe a crítica construtiva das mensagens que o envergonham.
- Ao ser envergonhado, a raiva é uma sensação saudável porque significa que você não aceita o que estão lhe fazendo. Expresse sua raiva de forma segura, construtiva e respeitosa, fazendo com que as pessoas saibam o quanto o comportamento delas o magoa e por que. Sugira que tenham uma atitude mais respeitosa e que reconheçam seus direitos.
E, finalmente, as pessoas não podem lhe dar autoestima mas podem apoiá-lo e lhe oferecer o tipo de mensagens positivas que você precisa ouvir e nas quais precisa acreditar. Procure amigos que reconheçam suas boas qualidades e que afirmem amorosamente o seu valor. Você tem condições de ser apenas você: a pessoa única e encantadora que a imaginação de Deus pôs no mundo. Viva a partir do seu centro.

Tina Simão – Socióloga, Mestre em Reiki, Terapeuta, Facilitadora e Consultora em Feng Shui, Escritora, Taróloga e Angeóloga.
Diretora do LUZ INTERIOR – terapias alterantivas.
Terapias, cursos, atendimentos e consultorias.
[email protected] – 11 4238 8619

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


Atualizado em 4/29/2014

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa