Menu
Home > Espiritualidade
A missão de cada um

A missão de cada um

por Leandro José Severgnini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Quando adentramos no caminho espiritual, acabamos nos interessando mais por nós mesmos, por nossa natureza cósmica e, naturalmente, por uma fórmula que possa acelerar este processo de conhecimento de nós mesmos. Uma das perguntas mais frequentes que surgem em nossa mente é: "qual é a minha missão? O que eu vim fazer aqui? Será que estou no caminho certo?".

Segundo meu entendimento, é um momento sublime quando passamos a nos interessar pelo cumprimento de nosso projeto existencial, pois demonstra um avanço na consciência. Lembro que quando eu comecei a me questionar desta forma, eu ficava angustiado na ânsia de receber respostas. Sentimento natural, fruto de ingenuidade. Somente mais tarde, após muito empenho no estudo e no desenvolvimento da paciência é que fui entender que não precisamos de nenhum guru ou mestre espiritual para nos falar sobre nossa missão espiritual aqui na Terra, pois a missão é a mesma para todos: nossa missão é o nosso aperfeiçoamento moral, nossa missão é sair daqui melhores do que éramos quando chegamos. 

Eu sei, essa resposta pode não ser satisfatória a todos. É que o nosso ego não se contenta com o simples, o nosso ego quer nos fazer acreditar que nós temos missões, às vezes, maiores do que aquilo que está ao nosso alcance. Nossa vaidade também nos faz vítimas da ilusão de que podemos abraçar o mundo e fazer muitas coisas, realizar "muitas missões", enquanto a grande missão conosco mesmo vai ficando de lado. 

É óbvio que não devemos cruzar os braços e abandonarmos as questões imediatas que nos cercam (família, sociedade, trabalho, etc.), mas precisamos estar conscientes de que a realização e equilíbrio das coisas externas estão proporcionalmente ligadas ao nosso grau de realização e equilíbrio interno. Jesus dizia: "buscai primeiro o reino de Deus e o resto vos será dado por acréscimo". Interpretando para a nossa realidade espiritual é o mesmo que dizer: "estabeleça a paz, o equilíbrio e a harmonia dentro de você independente das circunstâncias externas; realize a divindade que está latente em você; conecte o seu espírito com a harmonia cósmica; o restante, bem, o restante simplesmente vai fluir sem maiores esforços". 

Esta é uma doutrina semelhante ao conceito básico do taoísmo que diz que devemos nos sintonizar com o fluxo natural das coisas, com o fluxo da vida, mas para isso precisamos entender que o fluxo natural da vida nem sempre coincide com o fluxo que o nosso ego gostaria. E nem poderia ser diferente, pois nenhum ego é capaz de compreender a amplitude da sabedoria cósmica. 

A minha sugestão é que antes de nos preocuparmos se estamos ou não cumprindo as missões "externas", precisamos olhar para dentro de nós mesmos e questionar se estamos cumprindo com a nossa missão "interna". Tenha em mente que não estamos aqui para nos realizarmos profissional ou amorosamente. Nós estamos aqui para nos realizarmos espiritualmente, pois esta é a única realização duradoura, todas as outras são tão transitórias e passageiras quanto a vida na matéria.

Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


Atualizado em 9/3/2014

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa