Menu
Home > Espiritualidade
O que é Energia?

O que é Energia?

por Carmem Farage
Facebook   E-mail   Whatsapp


“Gostaríamos de lembrar-lhes que o presente estudo foi baseado em ensinamentos deixados pelos Mestres, pelos grandes pesquisadores, e que, embora possuam fundamentos parecidos com alguma doutrina, é pelo simples fato de tratar-se de que a verdade é uma só”.

I - Entendendo a Unicidade
O Universo é o grande organismo (macrocosmo), enquanto que o homem é o pequeno mundo (microcosmo), esta é uma das interpretações da frase “O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”. (Hermes Trimegisto – [três vezes o grande]).

(…) Todas as coisas possuem a mesma unidade fundamental, este é o postulado fundamental Omnia in unum’, que significa Tudo em Um.

Temos uma tendência a pensar apenas no limitado. Quando paramos, por algum motivo (a busca interna nos leva a vários momentos de questionamentos e encontro com algumas verdades), começamos a compreender que não pertencemos apenas à nossa família, à nossa nação, à humanidade, mas somos cidadãos de um UNIVERSO, habitando o planeta Terra. Esta forma de pensar limitada não permite que sintamos como realmente somos: parte da imensa engrenagem, um Ser eterno, indestrutível, que como um “campo multidimensional de energia” que participa do funcionamento deste “grande organismo” por onde circulam vários tipos de energia.
Tudo é movimento!
Tudo se movimenta em níveis variados, obedecendo ao ritmo universal (Leis do Universo-sopro Divino que anima, governa e movimenta).Toda matéria é pura energia. Traz a estrutura atômica em sua intimidade. Toda matéria é uma central de forças. Mas, quem disciplinaria toda esta estrutura atômica? Quem está gerando ritmo, harmonia? O Pensamento Divino. A Mão de Deus, que não é algo visível e externo, mas é a alma das coisas, de tudo que está em cima, como também do que está em baixo. (A Grande Síntese – Pietro Ubaldo).
Assim, todos os seres, racionais ou irracionais, toda a forma de matéria condensada, líquida, gaseificada ou cristalizada, têm em sua constituição íntima átomos que constantemente estão em movimento espiral e com velocidade que varia, o que nos permite concluir que tudo tem vida, porque tudo é formado por átomos, logo tudo é energia em movimento. Assim…”O que está em cima é igual ao que está em baixo…”. Há uma “ordem” neste movimento energético, de acordo com a Lei (Pensamento da Divindade, Centro de irradiação e de atração).

O ÁTOMO
“O átomo de química apresenta a qualidade de inteligência, demonstra sintomas de mente discriminativa e rudimentos de uma capacidade seletiva”. (A Consciência do Átomo – Alice A Bailey)
“Parece que cada átomo possui uma certa quantidade de inteligência primitiva’. (Édson – 1920)”.
“São átomos inteligentes e conscientes (isto para diferenciar do átomo comum de vossos cientistas). Isto também quer dizer que, qualquer que seja o tipo de átomo, ele é vida, porque vida é energia que evolui do inconsciente para o consciente, da lentidão para o veloz, da energia mais bruta para a mais sutil, da escala de menor grau vibratório para uma ascensão cada vez de grau maior”. (Portal para a Eternidade – Henrique Rosa)
“Cada átomo do Universo possui em si a potência da própria consciência e é um universo em miniatura; é um átomo e um anjo”. (A Doutrina Secreta – Helena P. Blavatsky)

II – O que é Energia?
O dicionário conceitua como sendo a “Capacidade que tem um corpo de realizar algum trabalho; maneira como se exerce uma força; atividade; força moral; vigor”.
Mas, estudiosos já nos garantem que ENERGIA tem um significado mais abrangente e atuante:
“Energia é o que está manifestado no átomo”. (Os Chakras – C.W. Leadbeater)
“Energia é a vida que segue seu curso por nossas veias, mente e coração, é movimento, é Deus”. (Lao Tsé)
“É o que se encontra em todos os átomos”. (Portal para a Eternidade – Henrique Rosa)
“(…) porque vida é energia que evolui do inconsciente para o consciente, da lentidão para o veloz, da energia mais bruta para a mais sutil, da escala de menor grau vibratório para uma ascensão cada vez de grau maior”. (Portal para a Eternidade – Henrique Rosa)
“Matéria é energia. Energia é matéria”. (Albert Einstein)
“Tudo na vida é energia”. (Os Sete Centros de Energia – Elizabeth Claret Prophet)

III – A Fonte e O Fluxo de Energia

“No Princípio era o VERBO”.
E o VERBO estava com Deus,
E o VERBO era Deus.
ELE estava no Princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ELE,
E sem ELE nada do que foi feito se fez.
NELE estava a vida.
E a vida era a LUZ dos homens,
E a LUZ resplandece nas trevas,
E as trevas não a compreenderam “. (Bíblia: João 1:1 a 5)

“A vida resulta sempre da vida”. (Pasteur)
A Fonte é Deus. Seu Pensamento; Sua Vontade.
Entendendo que energia é movimento, sendo atuante, vibra e flui em nós e em tudo, gerando novas formas de manifestação.
Cada um de nós é um campo de energias porque integra este “tudo”.
Todos os dias, recebemos da Fonte uma certa quantidade de energia (espiritual). É esta energia que nos dá poder para pensar, falar, sentir, agir, viver em harmonia, com saúde, enfim, evoluirmos.
A questão é que usamos a energia recebida em atividades que não ajudam a crescer espiritualmente, mas sim, que a bloqueiam, interferindo em seu fluir natural, gerando problemas.
Quando usamos esta energia de forma indiscriminada, sem o devido respeito, em atividades desequilibrantes, como por exemplo, explosão de raiva, inveja, despeito, conversa fiada, egoísmo, crítica, fofoca, ressentimentos, mágoas, fato de negar-se a perdoar, obsessão por coisas materiais, práticas sexuais pervertidas, preocupação incessante acerca do futuro, entre outras, dissipamos em nossos corpos a energia recebida, ocasionando doença espiritual, psicológica e física.
Conquistamos a condição de livre pensar, livre agir, ou seja, possuímos o livre-arbítrio. Assim, entendendo que quando não usamos bem a energia recebida, geramos problemas em seu fluxo natural, alteramos o seu ritmo, criando bloqueios que deverão ser tratados, para que o fluxo se restabeleça e transite de forma renovadora, harmoniosa, para que possamos continuar a caminhada.
Então, seria bom que nos perguntássemos: “O que eu vou fazer com a minha energia hoje?”.

IV – A Energia flui pelos Centros de Força – Chackras
A palavra chakras provém do sânscrito (Índia), e significa rodas. São pontos de conexão ou enlace pelos quais flui a energia. Temos sete “rodas” estudadas, todas girando incessantemente, e através delas fluindo continuamente a energia do mundo superior, a Energia Primária, como também as energias do mundo no qual nos encontramos. Portanto, os centros de forças (chakras) atuam em todo ser humano.
As escolhas que fazemos têm suas conseqüências. Como a energia flui através de nós a todo o momento, decidimos qual o impulso que vamos dar a ela: positivo ou negativo. Se a energia flui de forma natural, se damos a ela um impulso positivo, sentimo-nos energéticos, criativos e em paz. Caso contrário…
Cada chakra tem a sua energia expressada através de uma glândula e de uma área diferente do corpo, assim esses bloqueios de energia se manifestarão em nossa saúde, resultando em fadiga, estresse, depressão. Tanto as estimulações em excesso, quanto as insuficientes, criam bloqueios no sistema energético dos corpos.
“Não só a qualidade, mas também a quantidade da vibração que enviamos através dos chakras pode alterar nossa vitalidade e resistência”. (Os Sete Centros de Energia – Elizabeth Claret Prophet)

A Aura
“Campo energético que cerca toda matéria”.
“Tudo o que é dotado de estrutura atômica tem aura, o campo de energia que o cerca. (…) Os átomos que constituem a matéria viva são mais ativos e vibrantes do que os da matéria inanimada. Assim, os campos energéticos de plantas, animais e pessoas são detectados e experimentados mais facilmente”. (Como Ver e Interpretar a Aura- Ted Andrews)
A Aura humana rodeia o corpo físico em todas as direções. Em pessoas saudáveis, tem forma elíptica. A sua forma, tamanho e cores, bem como a nitidez dos tons, indicam particularidades do bem-estar físico, emocional, mental e espiritual. Quanto mais espiritualizado, mais forte a emanação luminosa será.

O Halo
Emanações energéticas especificamente ao redor da cabeça, mais facilmente vista pelo indivíduo comum.
O halo é facilmente mostrado em representações artísticas de mestres, santos e místicos antigos, como símbolo de sua iluminação espiritual.

V – A MENTE
O que é mente?
Fator muito importante na condução da experiência, no direcionamento da energia mental (esta, com poder de criação, renovação e transformação dentre outras características, tem a faculdade de se sintonizar com qualquer coisa e atingir a essência dessa coisa), do desenvolvimento espiritual. Através da mente é possível ascender aos cumes da sabedoria e da luz divina, ou descer aos abismos. Por isso diz-nos Jesus: “do seu interior fluirão rios de água viva”.

“A mente não passa, também, de uma energia com certo grau de cristalização e que tem características próprias. Ela é um instrumento que impulsiona a evolução para diante, energia essa que vai acumulando outras energias em seu redor (…)”. {Portal para a Eternidade – Henrique Rosa}
Não devemos confundir cérebro com mente. No cérebro está apenas uma parcela desta mente; por isso ele trabalha. Quando este deixa de funcionar, morre, e a parte da mente se retira do corpo físico.

O cérebro é o local físico onde, conforme André Luiz, em seu livro Mecanismos da Mediunidade: “É aí, nesse microcosmo prodigioso, que a matéria mental, ao impulso do Espírito, é manipulada e expressa, em movimento constante, produzindo correntes que se exteriorizam, no espaço, no tempo, conservando mais amplo poder na aura da personalidade em que se exprime, através da ação e reação permanentes (…)”.

Assim, podemos entender que é através da mente, via pensamento, que estamos, em todo o momento, gerando, irradiando boas ou más energias, ou seja, bons ou maus pensamentos, que trarão de retorno o bem ou o mau, porque nada se perde, mas retorna ao emissor com a qualidade irradiada, refletindo em sua aura.

“Faço do poder das minhas emoções um instrumento de paz”. (Os Sete Centros de Energia – Elizabeth Claret Prophet)
Administrar as emoções não quer dizer não ter emoções. Emoção (e-moção) significa energia em movimento. Novamente a pergunta nos é feita: qual o direcionamento que estamos dando a esta energia?

VI – LIBERTANDO-SE DOS PADRÕES ANTIGOS
Sentimentos de mágoa, ressentimentos, desejo de vingança são padrões energéticos antigos, porque mantêm no hoje emoções experimentadas no ontem.
Logo, como já exposto acima, geram doenças naquele que a está irradiando.
Temos que aprender a perdoar, libertando-nos, assim, da sintonia com as forças do passado.
Como podemos concluir, a maneira pela qual manipulamos a energia recebida, nossa forma de pensar, sentir e agir é que irá gerar a saúde ou a doença, ou seja, o equilíbrio ou o desequilíbrio.
Gautama Buda nos lembra: “Ninguém pode manifestar a Iluminação completa seguindo uma senda que deixa a pessoa exaurida e fraca”. Acreditamos que Buda nos abre aqui uma das portas para o entendimento de todos os tempos: buscar o equilíbrio em tudo.

“Procuro alinhar meus desejos com as minhas metas de vida”. (Os Sete Centros de Energia – Elizabeth Claret Prophet)

Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 49


Atualizado em 10/7/2014

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa