Menu
Home > Almas Gêmeas
A dor de não ser ajudado/tratado: Clínicas de Reabilitação para quê?

A dor de não ser ajudado/tratado: Clínicas de Reabilitação para quê?

por Goretti Lima - EFT
Facebook   E-mail   Whatsapp


Eu era recém-formada em Psicologia quando ouvi falar da Reforma Psiquiátrica no Brasil, instituída pela Lei n. 10.216, de 6 de Abril de 2001, que dispôs sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, redirecionando o modelo assistencial em saúde mental, buscando o alinhamento com a Organização Mundial da Saúde no que diz respeito a humanização do tratamento, direito de todo ser humano. Como optei pela abordagem humanista de Carl Rogers, centrada na pessoa (ACP), achei bastante pertinente a nova legislação.

O problema é verificar a repercussão da lei, na prática. A realidade mostra sua face quando adentramos numa clínica de reabilitação, seja ela para transtornos mentais ou para dependentes químicos. Tive a oportunidade de ver/testemunhar, como profissional, que a lei é, muitas vezes, ignorada, sobretudo no que diz respeito ao tratamento humanitário que todo o ser humano merece. Quando se busca a cura ou manejo adequado de um transtorno mental ou quando se pretende deixar de lado uma vida prejudicada pelo uso de drogas, de forma voluntária ou, em casos mais extremos, de forma compulsória, no mínimo, busca-se atenção, orientação, compreensão, respeito.

O abuso do poder nestes locais é frequente, onde o “doente, dependente, adicto” é uma “fera” que precisa ser domada. Nada de confiança nesta pessoa que “fracassou” no seu projeto de vida. A força é utilizada. Haldol é instrumento de tortura, utilizado para os que “perturbam” a “paz” deste ambiente de “reabilitação”.

Gente que não precisa tomar neurolépticos é punida, caso se comporte de forma que perturbe o ambiente. Informações sobre o tratamento são negadas. Famílias são enganadas. O sigilo é falho. Postura médica autoritária. Enquadramento destes pacientes/internos em diagnósticos que mais parecem opiniões subjetivas. Jogo de poder aberto, manipulador, vigilante, onde o prazer é dominar.

Como tratar alguém que já enfrentou tantas dores, desta forma desumana? Sem voz, sem vez, tratados como pessoa perigosa, que pode, a qualquer momento, “atacar” os profissionais da casa, como pode um ser humano já enfraquecido pela doença/dependência química, voltar a confiar em si mesmo e/ou na sociedade?

Os novos modelos de clínicas de Reabilitação são bem modernos, movidos pelo marketing aberto do lucro, com páginas na internet e outdoors espalhados pela cidade, apresentando um sem-números de atividades que visam à cura, com variados profissionais, iludindo as famílias e a sociedade. Lá dentro, a realidade mostra o contrário, salvo raríssimas exceções.

Para que psicólogo nestes locais, onde seu trabalho será desmanchado assim que ele der as costas, por um monitor agressivo e autoritário, por uma punição subjetiva só porque não concordou com o que quer que seja dentro daquele estabelecimento, por uma prescrição médica feita, muitas vezes, por telefone?

Infelizmente, neste país, falta fiscalização. Não adianta solicitar isto ao Ministério Público, pois não há como se fiscalizar todos estes locais que se prestam a reabilitar pessoas com transtornos mentais ou vítimas da dependência química. Por isso, famílias, abram os olhos, escutem seus entes queridos, fazendo o devido filtro, sem cair na conversa velada dos que formam a equipe médica destes locais. O discurso que se ouve, muitas vezes, é falso. E mesmo cansados de sofrer a dor e a cruz de ter uma pessoa da família com esse tipo de problema, não percam o amor e não permitam que o tratamento desumano seja dado aos seus. Cabe a vocês fiscalizarem.

O amor, e só o amor, cura tudo. Meio-amor e meio-tratamento é o mesmo que NADA.

Goretti Lima, Psicóloga e Terapeuta em EFT

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


Atualizado em 7/1/2015

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa