Menu
Home > Almas Gêmeas
Os três minutos!

Os três minutos!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Durante tanto tempo de consultório tenho constatado que, seja qual for o impulso interno, três minutos é o tempo médio para que essa pulsão interior se acalme. Energia instintiva que surge avassaladora, da mesma forma perde sua força se não lhe é dada vazão.
Cento e oitenta segundos! Alguns acham que três minutos é pouco, mas em segundos, torna-se muito mais, principalmente porque o tempo cronológico se transforma quando torna-se existencial. Quantas vezes se escutou: “segundos que pareceram séculos!”. Experimente contar de um a cento e oitenta em ritmo normal de fala.
O que as pessoas podem tirar de proveito da utilização adequada desses três minutos, pode ser a pergunta. Readquirir o autocontrole é a resposta.

“Quando percebo, já fiz”, é comum se dizer nas situações onde as pessoas não exerceram o controle consciente. Algumas situações onde isso ocorre: discussões, obesidade, vícios, ações intempestivas.
Já notaram como as relações ficam estremecidas ou mesmo se rompem por “estouros” emocionais? Algo é dito ou é feito que dispara o gatilho interno da pessoa e pronto, perda total de controle. Reações explosivas, agressivas, palavras ou mesmo atos que geram consequências não só indesejáveis, mas às vezes irreparáveis. Se a pessoa conseguir esperar três minutos antes de se manifestar, quando o fizer será tendo a consciência do que está fazendo, falando o que é necessário, mas sem ultrapassar os limites.
A ansiedade que atinge seu pico, levando a pessoa a perder a noção do que está ingerindo, comendo desenfreadamente e ganhando cada vez mais peso. Se ela conseguir respirar fundo por três minutos antes de se lançar à comida, não comerá até se empanturrar.

A fissura que leva ao álcool ou às drogas químicas. Fissura significa brecha, fenda. Quando o impulso se manifesta é como uma fenda que se abre internamente e que faz com que a pessoa traga para dentro de si o que tanto lhe prejudica. É como um grande aspirador, que parece só será desligado quando ingerido o fator externo.
Aprender a utilizar os três minutos pode reduzir e mesmo eliminar as (falsas) necessidades que se acredita serem incontroláveis. Esse impulso no exato momento em que surge realmente é incontrolável. Cega e bloqueia qualquer possibilidade de raciocínio. Só que sempre há um sinal por menor e mais sutil que seja que esse gatilho vai ser acionado.
Eis o grande desafio, cada um aprender a identificar seus mecanismos. Alguns levam mais tempo que outros, mas todos conseguem. Alguns sozinhos, outros necessitam de ajuda, porém quando feito, significa que encontraram o caminho da saída. Acabou o “beco sem saída”. Não pensem que a situação se resolveu aí. Agora é necessário que ao sentir essa compulsão se inicie a contagem dos três minutos, pois somente quando se está nela é que se pode sair dela.
Do início da “vontade insuportável” ao término dos três minutos, muitas coisas são vivenciadas internamente, por incrível que possa parecer, o desejo vai se dispersando e uma suave sensação de calma vai tomando conta.
"Eu não acreditava que isso seria possível. Quando você me falava achava que não aconteceria assim, até que consegui identificar o gatilho que me disse. Comecei contando e nem sei até que número eu fui, só sei que antes dos cento e oitenta eu estava diferente. O arrastão interior havia passado". Foram palavras de várias pessoas que expressaram a mesma ideia contida acima.

Quer comer o chocolate e sabe que não deveria, então, experimente quando quiser pegá-lo dar os três minutos. Aquiete-se e verá que a vontade maior passou. Essa vontade surgirá em pouco tempo e repita a mesma coisa. Com a exercitação, ela irá se distanciando uma da outra, além de não fazer aquilo que lhe é prejudicial, você também está se exercitando a conviver com suas ansiedades.
Do mesmo modo para todas as situações. Muitas coisas estarão se transformando positivamente dentro de você.

Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


Atualizado em 11/22/2015

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa