Menu
Home > Autoconhecimento
A raiz de nosso descontentamento

por Isha Judd
Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas pessoas preferem não fazer nada a agir em suas vidas. Elas evitam assumir responsabilidade, não querem tomar decisões. Elas preferem ser guiadas cegamente para um futuro que não querem encarar, um futuro que em última instância, terminará em ressentimento e desilusão. Sua passividade reflete e perpetua sua falta de paixão na vida.

Algumas pessoas ficam em postos de trabalho insatisfatórios por décadas, queixando-se todas as noites o tanto que odeiam seu chefe ou o quão degradante é seu trabalho. Outras permanecem em relações abusivas, aguentando golpes e surras ano após ano, achando que é o que lhes toca na vida. E milhões de pessoas no mundo ocidental são cada vez mais obesas, vendo televisão e ingerindo junk food sem sequer pensar. Sua respiração é cada vez mais difícil, sua pressão sanguínea se eleva e suas articulações já não lhes respondem e apenas sentem dor crônica. Esquecem-se por completo da alegria do movimento e permanecem aí sentadas passivamente.

Claro que estes são exemplos extremos. Bem mais comuns são as pessoas que chegam a um lugar de relativa comodidade em sua vida e ficam aí abandonando seus sonhos e paixões. Isto me lembra uma amiga. Ela tinha uma das vozes mais extraordinárias que jamais tinha escutado e um dos rostos mais lindos que jamais tinha visto. Tinha uma personalidade, aspecto e talento destinado para o estrelato e seu sonho era se tornar uma cantora famosa. Teve a oportunidade de viajar ao redor do mundo nos anos setenta como cantora de apoio de uma das mais exitosas cantoras/compositoras de seu tempo. Quando regressou, estava pronta para o estrelato, no entanto deixou passar as novas oportunidades: ao invés de abraçar seu incrível presente, fez todo o possível para destruí-lo. Sua autoestima estava extremamente baixa e cobriu-se com seus vícios. Bebeu muito, consumiu grandes quantidades de drogas e fumou até o ponto de destruir sua voz completamente. Ao invés de perseguir sua paixão, optou por ficar em casa bebendo, desperdiçando as horas em máquinas caça-níqueis. Ao regressar bêbada uma noite, caiu de sua moto, danificando seriamente sua cara. Ela nunca achou que merecia o que tinha e em vez de atingir a grandeza, manteve-se cômoda dentro de sua disfuncionalidade.

A passividade pode também tomar a forma de aceitar obstáculos inesperados da vida sem tratar de encontrar uma forma de superá-los. Em tais situações, é útil recordar o dito "Querer é poder". Um exemplo perfeito da importância de agir em momentos como este aconteceu faz alguns anos, na minha primeira turnê europeia. Durante uma visita a Amsterdã, encontramo-nos no meio do caos devido a uma erupção vulcânica na Islândia, que cobriu a maior parte da Europa com uma nuvem de cinza. Com centenas de voos cancelados e milhares de turistas encalhados, de repente, parecia que nunca chegaríamos à seguinte parada de nosso tour - Viena, onde planejava ver os sementais Lipizzaner da legendária Escola Espanhola de Equitação, um sonho que tinha desde menina. Depois de muito malabarismo e conferência, um jovem da bilheteria, na Estação Central de trens de Amsterdã, salvou nossas vidas, traçando uma rota muito complexa com várias mudanças, que nos permitiu chegar a tempo, apenas umas horas antes do show. Tudo saiu como estava planejado, mas o que não esperávamos (nosso conhecimento das erupções vulcânicas nesse momento era mínimo) era que a seguinte parada em nosso percurso também se veria afetada, já que a cinza continuava sendo perigosa para os voos.

Chegar ao destino seguinte era bem mais urgente - tinha agendada uma entrevista ao vivo na CNN Madri - e a distância a viajar era maior. No entanto, o principal obstáculo não era a distância, mas o fato de que após cruzar a Suíça tivemos que atravessar a França. Como de costume, tinha greve de trens na França e os sindicatos permaneceram insensíveis diante do fluxo de passageiros ferroviários nunca antes visto. Nossa passagem era através de Lyon e Nimes e depois se perdia em uma série de rotas possíveis que dependiam do temperamento errático do pessoal em greve e os horários dos trens lotados em que estávamos, que mudavam constantemente.

Depois de correr para pegar o trem em Lyon que estava tão cheio que não se podia encontrar um assento, tivemos que nos acomodar junto a outras quinze pessoas que trepadas a suas malas estavam no estreito corredor entre o banheiro e a porta do vagão, parecíamos contorcionistas a cada vez que permitíamos a alguém passar em seu caminho ao banheiro, finalmente fomos expulsos desse corredor, em Nimes, só para terminar em outro vagão que também estava a ponto de arrebentar de tão cheio, competindo com qualquer similar do metrô de Tókio. Finalmente, estávamos em Perpignan, vagamos pela cidade, seguindo uma fila de turistas tão longa como a fila do flautista de Hamelín, indo de uma estação a outra, só para descobrir que não havia mais trens nesse dia que nos aproximasse da Espanha. Ainda a pouco menos de 800 km de Madri, decidimos chegar a tempo para a entrevista, finalmente nos resignamos a pegar um táxi. Contudo, apesar da despesa e das dificuldades, fizemos a entrevista e o resto de nossa visita à Espanha foi uma maravilha.

Um ano mais tarde, outro vulcão começou a jogar cinzas, desta vez bem mais para perto de casa, no Chile. Esta erupção coincidiu com nosso regresso do México, caminho a um seminário em Buenos Aires, Argentina. Quando chegamos a Santiago do Chile, nosso voo de conexão tinha sido cancelado e após várias horas de espera com a esperança que outro voo estivesse disponível, decidimos experimentar ir por terra, enquanto ainda tínhamos a possibilidade de chegar a tempo para nosso evento. Um amigo nos levou desde o aeroporto até a fronteira com a Argentina em sua camionete e ali cruzamos a pé no meio de magníficos picos nevados, maravilhados pelo entorno nos esquecemos do frio, totalmente cativados pela beleza mágica dos Andes. Encontramo-nos do outro lado da fronteira com outra amiga, que tinha vindo nos buscar e levar até a próxima cidade, Mendonça. Chegamos ao aeroporto de Mendonça, justo a tempo para descobrir que o último voo a Buenos Aires que planejávamos pegar, tinha sido cancelado. Uma vez mais, entramos num táxi, para percorrer durante a noite os quase 1100 km que tínhamos pela frente. O seminário começava às 10 da manhã seguinte. Chegamos às 9 da manhã, com o tempo justo para tomar uma ducha e chegar no início do evento. Três dias mais tarde, fizemos a mesma viagem de volta, uma vez que as cinzas ainda não tinham desaparecido! Tínhamos que chegar a um evento em Guadalajara - México, três dias depois.

Nestas circunstâncias, se tivéssemos jogado a toalha frente aos obstáculos da viagem, teríamos ficado presos e abatidos por todos os planos frustrados e centenas de pessoas inscritas para aprender o Seminário do Sistema Isha em Buenos Aires teriam se decepcionado muito, sem mencionar a aventura que teríamos perdido. Quando aceitamos o que a vida nos traz e fazemos algo para mudar nossa situação, também podemos nos divertir no caminho, inclusive quando dura mais do que planejado!

*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Texto Revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Gostou?    Sim    Não

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31

Atualizado em 11/24/2015

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.

Siga-nos:

publicidade

Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!

Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

Siga-nos:

© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa