Menu
Home > Almas Gêmeas

Mágoas e ressentimentos!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Não é raro estar com alguém e de repente receber uma resposta que não condiz com o que se está conversando, vivendo naquele momento. São as famosas “respostas atravessadas” e que o próprio interlocutor fica com dificuldades para entender o que está de fato acontecendo.
Em um mundo onde as pessoas estão tão desligadas do próximo, é fácil cometer atos que ferem e geram no outro desgosto e tristeza. E uma grande característica da mágoa é que aquele que foi magoado esconde seu sofrimento de quem o causou. Caracterizada a mágoa, estabelece-se o ressentimento, a ruminação da dor sofrida e um forte desejo de revide, de vingança, embora essas emoções mantenham-se inconscientes para a própria pessoa.

Uma das definições do “Michaelis” para ressentimento é: lembrança dolorosa de uma palavra ou ato ofensivo. O constante aprendizado de que não se pode ter emoções consideradas negativas é um dos principais fatores de torná-las negativas. As emoções por si só apenas revelam como o ser humano recebeu um ato, uma palavra, uma experiência vivida. E podem ser de forma positiva ou não. Identificá-las assim que as emoções se manifestam é a grande sabedoria para poder lidar com elas de forma coerente e equilibrada. Pelo excesso de repressão sofrido ao longo do desenvolvimento, vamos sufocando a manifestação do que sentimos e chegamos ao ponto de nem nós mesmos percebermos corretamente o que uma determinada situação nos despertou de fato.
Viver carregando mágoas e ressentimentos transformam os indivíduos em pessoas amargas, tristes e revoltadas com a vida, portanto, revoltadas com as pessoas com as quais convivem. São pessoas de difícil convivência. Em geral são evitadas, não só pelas amigas mas também pela famílias que, obrigadas a conviver com elas, passam a ter um contato seco e ríspido, o que piora ainda mais o convívio.
Se, no início, elas ainda identificam o mal-estar com que interagem, com o passar do tempo essas pessoas já não mais percebem que suas ações são carregadas dessas emoções. Acreditam que as demais é que têm algo contra elas. É comum elas atribuírem aos outros o que elas estão sentindo ou fazendo. Também comum generalizarem seus sentimentos por todos com quem convivem e não só com quem as magoou.
Normalmente, essas pessoas contraem vários tipos de distúrbios de saúde. Ataques ao aparelho digestivo, dores de cabeça intermitentes e inexplicáveis, além de outras complicações muito mais graves, assim como câncer, complicações reumáticas etc..
Não pensem que isso só acontece com pessoas instáveis emocionalmente.

Todos somos passíveis de em um momento ou outro recebermos da vida algo que não atribuímos importância no momento, mas que depois se verifica que nos marcou mais do que percebemos. O despeito, que já falamos dele em outros momentos, é um dos sintomas de quem está carregando dentro de si mágoas e ressentimentos. E as ações que são impulsionadas por elas são ferinas, amargas, tristes e muito, muito dolorosas, para quem as tem e para quem as recebe.
Se você costuma ficar pensando insistentemente em situações que não foram de seu agrado, você está carregando coisas que precisa se desprender. Esse é o termo: DESPRENDIMENTO; DESAPEGO!
Não ser tão sensível e nem levar tudo a “ferro e fogo”. Não se apegar a um gesto ou uma palavra e sim olhar o contexto todo. Não ser uma pessoa que quem for lhe falar tem que pisar em ovos para fazê-lo. E aqui repito: é um grande desafio, pois exige um enorme esforço, já que os comportamentos reagem condicionados há muito tempo a serem assim.
Acredite! Vale a pena. A vida se torna mais leve e bela! E isso não é teoria.

Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


Atualizado em 6/20/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa