Menu
Home > Almas Gêmeas
Diferenças de gerações!

Diferenças de gerações!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Muitos são os conflitos existentes entre gerações. Mudanças cada vez mais rápidas e que deixam as pessoas inseguras com o que se apresenta de novo, de mais moderno. Observemos que nem sempre o novo ou mais moderno significa o melhor.
Antigamente se você quisesse se divertir com alguns amigos, passando algum tempo a jogarem algo, hoje você entra em um site específico, faz sua inscrição e pronto. De dentro de seu quarto ou escritório joga com alguém do outro lado do mundo, sem saber quem é, o que faz, enfim, sem nenhum convívio social.
Imaginem o choque onde os mais idosos veem os novos relacionamentos, onde se iniciam pelo sexo, quando em suas épocas o fato de se darem as mãos implicava em estarem namorando, compromisso sério que seguiria para o noivado e posterior casamento. Hoje, “meu neto só sabe o primeiro nome dela, mas quando foram para a cama pela primeira vez só sabia o apelido: Lindinha!”, me disse um cliente, estarrecido com o que havia sabido pelo neto da saída que tivera enquanto passou alguns dias com ele, seu avô.
Por que a diferença de gerações trazem conflitos para o dia a dia? Podemos dizer que este texto poderia ter outro nome, que responde esta questão: Diferença de valores! Sim, As diferenças de gerações ocorrem pelas mudanças de valores que as pessoas atribuem às situações de vida e vividas. O que era importante antes agora não é mais, a ponto de ser ignorado pelos mais novos. O mais antigo sente-se ignorado e pior, desprezado e desrespeitado.
Vamos observar famílias onde a diferença de idade entre pais e filhos é muito grande. Casais que tiveram seus filhos em idade já adiantada. Se você imaginar que o casal teve seus filhos a partir dos quarenta e poucos anos, o que já não é mais tão incomum, pois muitos preferem primeiro se dedicar à suas carreiras e à aquisição de suas moradias, para maior estabilidade, só então se permitindo o engravidar. Essa criança, aos quinze anos estará convivendo com seus pais já com quase sessenta anos.
Vejo pessoas nessa faixa de idade terem dificuldades para entenderem algo já tão comum entre os de vinte ou trinta anos: as atividades virtuais. Algo real e que veio para ficar! (??), As interrogações são de um sexagenário.
Tudo vai ficando mais complexo e difícil entre eles quando se diz respeito às formas de relacionamento afetivo, às maneiras de convívio social, pode-se incluir até a visão do que é sensato em relação aos horários de se sair de casa. Muitos não aceitam que suas filhas, já acima da maioridade plena saiam após as 23h, ainda dizendo que essa deveria ser a hora de estarem voltando para casa.
Diferenças de gerações, diferenças de valores! Conflitos de gerações, conflitos de valores. O que é importante para um já não o é para outro. Grandes dificuldades de conciliação entre seres que se amam tanto, porém também acabam se ferindo muito.
Respeitar o valor do outro sem ferir o seu próprio exige muito cuidado e abertura. Identificar os pontos essenciais e comungarem dos mesmos, sem permitir que a rigidez de conceitos interfira, eis o grande desafio. Querem exemplos: O casal de namorados viajarem a sós, sexo antes do casamento, casais fazendo programas um para cada lado e muitos outros.
Muitos males serão evitados se estiver claro para todos os valores principais e de cuidados comuns: dignidade, honestidade, respeito, são alguns que não devem se modificar, portanto, presentes em qualquer idade.
Quando isso ocorre, a confiança se estabelece e mesmo sem se entender muita coisa, ocorre a aceitação e respeito, mesmo havendo discordância. “Em meu tempo eu não faria isso nunca, mas você sabe o que está fazendo!”, frase comum entre os distantes em idades, porém respeitosos em suas formas de ser e conscientes das diferenças de épocas.
Para os mais velhos não se sentirem desrespeitados só porque agora é diferente os fará se sentirem melhor. Para os mais novos, entenderem que as mudanças são intensas e difíceis de serem assimiladas lhes dará maior habilidade no lido com seus pais!


Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Atualizado em 7/24/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa