Menu
Home > Espiritualidade

Espiritualidade - experiência espiritual da impermanência

por Marcos F C Porto
Facebook   E-mail   Whatsapp


Autotransformação é a característica central da vida em evolução. Poderá ser emocionante, assustadora, desgastante, provocar alegria ou tristeza, resistência ou entrega. Impermanência é sermos sábios na forma de como responder ao que vem e vai nesta dinâmica.
Vamos lá refletir sobre o tema?
Algumas tradições espirituais equiparam o mundo da impermanência com a dos infortúnios. Por outro lado, há os que consideram a decepção diante das adversidades como não sendo inerente ao mundo da impermanência. A decepção surge quando nos apegamos. Quando o apego desaparece, a impermanência não dá origem ao desalento. A resposta então, é lidarmos com o apego, não tentando escapar do mundo transitório.

É possível encontrarmos motivação na nossa autotransformação; é confiarmos na capacidade de desapego da mente, e assim encontrarmos nossa libertação na experiência espiritual da impermanência. A forma de controlarmos o apego é observarmos a natureza transitória sem nos apegarmos. Essa percepção pode nos mostrar a futilidade em tentarmos encontrar felicidade duradoura no que é impermanente, encorajando-nos a examinarmos profundamente porque nos apegamos. Faz sentido?

Impermanência pode ser compreendida de diferentes maneiras. Desde o entendimento comum de impermanência, ou seja, o que não é permanente, sendo instável, e inconstante, nos dando compreensão da nossa percepção, do nosso enxergar intuitivo, da natureza de nós mesmos e assim a reflexão sobre impermanência nos levando à libertação.

O entendimento da impermanência é acessível a todos nós seres humanos espirituais criados na Graça do Ser Maior Criador Deus; entretanto estamos culturalmente presos aos paradigmas da velhice, doença e morte.
Os processos mudam, vivemos em um planeta caracterizado pela transformação; assim é com as estações climáticas do ano, as mudanças político-econômicas na sociedade, e até nossos sentimentos mudam.

Às vezes, percebendo que uma experiência é impermanente, podemos relaxar com a forma como ela é, incluindo o seu ir e vir. Outras vezes, percebendo que a mudança é inevitável nos ajuda a deixarmos ir, ao invés de nos agarrar em como as coisas são ou resistindo às transformações. Ao reconhecermos que somos todos iguais, estando sujeitos ao envelhecimento, doença e morte formamos a base para a compaixão conosco. Correto?

Embora possamos entender intelectualmente o fato da impermanência, não podemos senti-la conosco como concreta. Resistimos emocionalmente à ideia. Nossa resistência à impermanência é a razão básica do porque a vida é tão frustrante. Tendemos a esperar que as coisas permaneçam como estão. Não gostamos que elas tenham um final, ou se transformem, mas isto sempre acontece.

Quando nossas expectativas são ilusórias, a frustração é inevitável, e nas mudanças nos sentimos inseguros e ressentidos. Essas emoções são dolorosas. Caso não houvesse impermanência, nada poderia acontecer.

A sabedoria poderá advir com a idade, e não apenas a partir da experiência de vida, mas também da consciência de que somos Alma e que a nossa vida no corpo físico é finita. Isso nos encoraja a olharmos atentamente para nossos valores espirituais. Elevação para o nível mais profundo de impermanência poderá nos revelar profunda sabedoria espiritual.

Mestre Jesus em sua Divina Sabedoria nos diz: “Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu onde nem a traça nem a ferrugem consomem e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver vosso tesouro, aí também estará o vosso coração”. Mt 6: 19-21.

A experiência espiritual da impermanência nos ajuda a acessar sua dimensão menos perceptível, ou seja, nossa visão sobre o momento-a-momento da origem e cessação de toda experiência perceptível.
Na plenitude de consciência, observamos tudo como em constante fluxo, até mesmo experiências que parecem persistentes. Percebemos que nosso apego e resistência têm muito pouco a ver com a própria experiência, pois principalmente nos apegamos a ideias e crenças, e não às experiências em si. Por exemplo, não nos apegamos ao dinheiro, mas às ideias do que o dinheiro significa para nós.

Não podemos resistir ao envelhecimento, tanto quanto resistimos em abrirmos mão dos conceitos enraizados em nós mesmos e em nossos corpos físicos.
Um dos nossos apegos mais arraigados é para nossa, própria imagem e identidade. Na experiência mais profunda de consciência, vemos que a ideia de ‘própria’ é uma forma de apego a conceitos; na experiência espiritual da impermanência nada em nossa vivência direta poderá qualificar-se como ‘própria’ para nos apegarmos. Como podemos perceber na impermanência, nada é real, para que possamos realmente nos agarrar. Está claro?

Percebemos que nossas experiências não correspondem às nossas expectativas, crenças ou imagens e que a realidade é mais fluida do que quaisquer das nossas ideias sobre o assunto.
Refletindo a experiência espiritual da impermanência desta forma, poderemos nos abrir para a libertação. O nível final libertador da experiência espiritual da impermanência é o movimento no sentido de deixarmos ir na dimensão mais profunda de nossa psique.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Atualizado em 8/21/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa