Menu
Home > Almas Gêmeas
Escutar, falar, silenciar!

Escutar, falar, silenciar!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Às vezes chega a ser cômico, mas na maioria delas é muito grave. Situações onde as pessoas acham que estão conversando, porém, cada uma dizendo uma coisa sem nenhuma conexão com a outra e ao mesmo tempo. Desconexão de assuntos e entre as próprias pessoas.
Observem o encontro de pessoas em uma festa. Passam horas a discorrer aparentemente sobre o mesmo assunto. Quando se separam um diz: “Ele nem sabe sobre o que está falando”, o outro pensa: “Agora ele entendeu o que eu quis dizer”. Outro ainda: “Sobre o que estavam falando tanto, não entendi nada”.
Escutar! Uma arte! Escutar não é apenas ficar quieto enquanto o outro fala. Mais do que estar calado é necessário um estado de quietude interior para estar aberto a absorver a ideia que está sendo passada. Para bem escutar é necessário se desprender temporariamente de todas as ideias próprias sobre as pessoas e os assuntos em questão. Exige o aquietamento mental, pois se isso não ocorrer será como o cruzamento de linhas telefônicas de antigamente: várias e distintas conversações onde frases misturadas e interrompidas se perdem num estado confuso e que desperta grande irritação.
Quem escuta verdadeiramente, na sequência, faz perguntas esclarecedoras sobre o que o outro disse. Só então, após rápida reflexão sobre o que foi dito, faz seus comentários e expõe sua opinião a respeito.

Falar! Outra arte! Expressar o que pensa ou o que sente deve ser tratado com um cuidado muito grande, como se estivesse passando um recém-nascido de seu colo para o de outra pessoa. Como se estivesse transportando uma bandeja com cristais valiosos e raros.
Falar bem exige um cuidado com o conteúdo que vai transmitir assim como com a forma que vai utilizar. O conteúdo é o “o que” vai ser dito. A forma é o “como” vai ser dito. Já falamos em outros textos que na grande maioria das vezes as pessoas têm razão no que estão dizendo, mas a perdem na forma como dizem.
Nos dias atuais esse problema está agravado pelo afastamento das pessoas quanto aos significados das palavras. A falta de leitura, o uso de gírias, a desatenção com as informações recebidas e muitas outras razões estão levando as pessoas a não saberem quais palavras dizem o quê. Quando questionadas a respeito, respondem simplesmente “você sabe o que eu quis dizer”, saída estratégica para não assumir sua dificuldade de expressão.
Outra dificuldade que tem se revelado é a falta de objetividade. O querer dizer uma coisa sem ser direto. “Não quero magoar”. Outras vezes na falta de coragem de falar, dizem “ela é inteligente e vai entender”. O despreparo para encarar situações que são duras por si só. O constrangimento só piora as situações.
O orgulho também entra em pauta quando se está com dificuldade de falar o que é necessário, o que está incomodando. Costumam dizer: “Ele tem que perceber, eu não tenho de falar”. Só que o outro não sabe por que está sendo tratado de forma diferente. Não identifica o que está incomodando tanto o outro.

Silenciar! A mais nobre das artes da comunicação! O silêncio muitas vezes grita muito mais do que qualquer reação explosiva que se possa ter. Quando se diz algo realmente importante, o silêncio é a melhor forma de realçar o que foi dito. Ficar repetindo apenas desvia o foco do que se quer realçar.
Apenas no silêncio é possível refletir. Só nele os pensamentos podem fluir livremente. O silêncio não é apenas o calar as palavras, mas também o acalmar dos pensamentos, podendo assim, escutar-se a si mesmo. “Estava tão distraído quando tive essa ideia!” De fato a pessoa estava com a mente aquietada e então pôde se escutar.
Quando há um problema a nos perturbar e a busca de sua solução não nos parece algo simples, silenciar frente ao assunto possibilitará que surjam as indicações para sua superação.
Escutar! Falar! Silenciar! Nobres artes a serem praticadas. Experimente!

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


Atualizado em 8/28/2016

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa