Menu

Entendendo os segredos do I Ching

Publicado por Elisabeth Cavalcante em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Os místicos chineses que codificaram as mensagens do I Ching eram mestres em psicologia e perceberam, intuitivamente, as leis que governam o cosmos e as sociedades humanas. Aceitaram os opostos neste mundo e o princípio da mudança constante que existe no Universo.

Um dos mais importantes conceitos revelados pelo I Ching é o de que “tudo passa”, nada é permanente no Universo, e por isso, devemos nos voltar para o nosso centro interior, onde o Tao ou Deus habita, criando uma harmonia com Ele.
Quando isso acontece, conciliamos os opostos em nossa vida e trazemos o equilíbrio, a serenidade, a confiança e a tranqüilidade para enfrentar qualquer tipo de situação.


O jogo das moedas

O lançamento das moedas no I Ching é um acesso mecânico para recorrer à fonte espiritual de sabedoria que existe nas profundezas de nosso inconsciente. Esta semente divina, que todo ser humano carrega dentro de si, recebe os mais diversos nomes: Ser Infinito, Eu Superior, Consciência Superior, Inteligência Infinita, Sabedoria Infinita.

Mas seja qual for a denominação utilizada, o que realmente conta é tornar-se passivo e receptivo para entrar em contato com essa fonte divina, pois nela encontram-se as respostas para todos os problemas que afligem o homem.

O I Ching revela como você pode obter paz e harmonia interior, sintonizando-se com a Sabedoria Infinita que existe dentro de você e assim trazer serenidade e equilíbrio para sua vida.

O hexagrama resultante do jogo das moedas, revela o seu estado mental atual ou o de outra pessoa. Compreendendo isso, você decidirá qual a sua “ próxima providência”. Ele não lhe dá uma orientação específica mas “fala” a seu respeito. Lendo a mensagem e interpretando a si mesmo, você estabelecerá harmonia e unidade em seu interior, e tudo estará bem.


O conceito de tempo no I Ching

A sabedoria do I Ching revela que há um tempo para tudo. Há tempo para semear e para colher, tempo para trabalhar e para descansar. Há um tempo para agir e um tempo para permanecer quieto e sereno.
O tempo também é psicológico e se refere a um estado de consciência. Quando há confusão, mágoa e hostilidade no inconsciente, o hexagrama ressalta que é o tempo errado para tomar uma decisão e que insistir nessa atitude só trará perda e fracasso.

O I Ching não é um livro de adivinhação, mas um oráculo que lhe permite ativar os poderes espirituais do inconsciente. Ao se pedir uma resposta ao I Ching deve-se fazê-lo com reverência e respeito pois estamos consultando a sabedoria dos tempos. Quando se permanece em sintonia com o Infinito, nenhuma mudança pode ser capaz de perturbar-nos.

Consultar com freqüência o I Ching estará também levando você a experimentar a alegria de desenvolver sua intuição, e ao fazê-lo, você passará a obter freqüentemente relances espontâneos de iluminação intuitiva, que se corresponderão exatamente e nos menores detalhes com o hexagrama pertinente à mesma situação.


O significado do hexagrama

Um hexagrama consiste de seis linhas, representando o homem. O homem é composto de espírito, mente e corpo. As duas linhas inferiores representam o corpo, o ambiente, o mundo. As duas linhas intermediárias representam o homem ou mente e as duas linhas superiores representam o espírito.
Deus é o Espírito Vivo Todo-Poderoso, Uno e Indivisível. Para os propósitos de criação Deus divide a si mesmo em dois, o masculino e o feminino, o princípio do pai e mãe.
Em outras palavras, o princípio masculino é chamado 1, o feminino 2. Da união dos dois provém o 3 ou o mundo inteiro. Criativo e Receptivo são as palavras usadas pelo I Ching para representar o princípio pai-mãe. A sabedoria chinesa ressalta que o Universo inteiro, - animais, homem e as galáxias infinitas do espaço - provém da interação desses dois princípios. Essa é a verdadeira base dos ensinamentos do I Ching.

Em termos psicológicos a essência do ensinamento do I Ching é que se o consciente e o inconsciente trabalharem juntos, harmoniosamente, pacificamente e sincronizadamente, de acordo com as idéias Divinas e as verdades eternas, os frutos (resultados, experiências) dessa interação harmoniosa serão saúde, felicidade, paz, abundância e segurança. Do mesmo modo, fisicamente, homem e mulher trabalhando juntos harmoniosamente, amando um ao outro, cada um exaltando Deus no outro, o casamento se torna mais abençoado com o passar dos anos. Eles prosperam, são felizes, realizam todos os seus empreendimentos e seus filhos refletem o amor e harmonia dos pais.O significado psicológico dos números
Seis, sete, oito e nove no I Ching


Seis é o símbolo da estrela de seis pontas, que significa o relacionamento harmonioso entre o consciente e o inconsciente. Em termos bíblicos e metafísicos seis dias se referem ao período para impregnar ou transmitir uma idéia ou desejo ao inconsciente. Isto pode levar um minuto, uma hora, uma semana ou um mês, dependendo do seu desenvolvimento espiritual e da natureza do pedido.

O sete significa um senso de unidade com Deus. Significa a impregnação Divina ou o intervalo de tempo entre a impregnação do inconsciente e a manifestação objetiva resultante. É também chamado de sábado ou sétimo dia, e psicologicamente segue-se aos seis dias de trabalho, o que significa simplesmente que uma sensação de repouso se segue à aceitação subjetiva do desejo. O sete significa sabedoria oculta, repouso, quietude, sossego.

Oito é um símbolo de infinito que não tem princípio nem fim. Significa também esplendor, plenitude, grandeza, imensidade, infinidade. Psicologicamente é o momento da conscientização de que o EU SOU é Deus, isto é, Ser, Vida, Consciência. Oito significa que você está se movendo para a frente, para cima, e para Deus.

Nove como o último da série de símbolos numéricos, representa realização, consecução, concretização, o fim de um ciclo. Cada fim é a semente de um novo começo. Em termos psicológicos nove significa um novo nascimento em Deus, pelo qual o seu intelecto é iluminado pelo Altíssimo.


Sincronia

Tudo o que ocorre em nosso mundo objetivo ou manifesto coincide com impressões feitas no inconsciente. O estado de consciência representa o que pensamos, sentimos, acreditamos e aceitamos mentalmente. Ele representa ainda a soma total do condicionamento e impressões conscientes e inconscientes.
A sincronia se dá quando o estado subjetivo da mente torna-se paralelo ao estado objetivo.

O hexagrama que você recebe quando consulta o I Ching revela o seu atual estado de consciência e explica, simbolicamente, o que se seguirá objetivamente, como uma decorrência do conteúdo do inconsciente.

A consulta ao I Ching revela eventos antes que ocorram objetivamente porque o inconsciente tudo sabe e quando confiamos nele implicitamente, recebemos avisos e impulsos que nos abençoam de incontáveis maneiras.

Mas para que isso se dê, é preciso acreditar com toda a sinceridade e não apenas fingir acreditar que a Inteligência Infinita está nos guiando e orientando por todos os nossos caminhos e em todos os nossos pensamentos, palavras e atos.

Para ter certeza da verdadeira orientação, a motivação deve ser saudável e baseada na Lei do Amor, ou seja, desejar para todos os homens o que deseja para si próprio. Confie no Princípio Orientador, sabendo que ele sempre responderá à sua solicitação, de forma a ajudá-lo a encontrar harmonia e paz.

Clique aqui e conheça o jogo do I Ching do Site.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 53


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa