Menu

O que é Retrogradação?

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Os internautas que costumam ler meus artigos sobre astrologia ou mesmo aqueles que costumam ler o horóscopo, deparam-se muitas vezes com uma informação do tipo: Mercúrio está em retrogradação ou, então, Netuno está retrógrado. Mas, o que isso realmente quer dizer? Será que isso significa que o planeta está andando para trás? É claro que não!

Para explicar melhor esse assunto, os astrólogos costumam dar um exemplo muito simples: imaginemos que estamos viajando num trem por uma ferrovia que possui várias linhas. Nosso trem anda numa determinada velocidade e quando olhamos pela janela vemos a paisagem externa andando para trás. Na realidade, a paisagem externa está simplesmente parada e nós é que estamos nos deslocando para frente. Então, de repente, vemos um outro trem passando ao lado do nosso, andando na mesma direção. Se este trem rodar mais rápido do que o nosso, ele irá nos superar rapidamente. Mas se ele diminuir sua velocidade ele nos parecerá andar para trás! Sei que nem todos vocês andam de trem, mesmo porque, no Brasil, este não é um habito comum, infelizmente, mas é fácil imaginar o fenômeno. Nós subimos num elevador e nos parece que é o prédio que está descendo, não é mesmo? Como sabemos que somos nós que subimos dentro de uma caixa chamada de elevador, não nos espantamos se enxergamos os andares correrem para baixo na pequenina janela da porta. Fica claro que tudo depende do ponto de vista do observador. Assim acontece com o fenômeno da retrogradação de um planeta. O observador está na Terra, nosso planeta, que possui uma rotação e uma translação próprias em torno do Sol. Os outros planetas também possuem os mesmos movimentos, alguns interiores (ou seja mais perto do Sol do que a Terra) e outros exteriores (ou seja mais longe do Sol que a Terra). Todos eles possuem o movimento de rotação em torno de seu eixo e o de translação em torno do Sol. Por essa razão pode acontecer que, ao observar um determinado planeta num determinado momento de sua translação, ele nos pareça andar para trás! O astrólogo consegue essas informações através de tabelas chamadas Ephemerides, que podem ser facilmente encontradas até mesmo em sites de astrologia na internet. Essas tabelas fornecem a posição e a localização dos planetas e também indicam a retrogradação (R) e a marcha direta (D) ou estacionária (St). Somente o Sol e a Lua nunca estão em retrogradação ou estacionários.

Bem, mas o que isto significa do ponto de vista astrológico? A astrologia tradicional nos ensina que, quando um planeta está em retrogradação ele parece ‘frear’ suas energias de maneira que seu fluxo não irá nos beneficiar. Se a retrogradação de um determinado planeta está indicada no nosso Mapa Natal (ou seja, o planeta estava retrógrado no momento do nascimento da pessoa), ele parece indicar um carma de encarnação passada. Em astrologia cármica, consideramos um planeta ‘carmático’ quando ele indica uma dificuldade suplementar a ser superada nesta encarnação. É como se, ao passar de ano na faculdade, ficássemos com algumas dependências em matérias que não havíamos estudado suficientemente. Então iremos nos sobrecarregar daquelas matérias no próximo ano de faculdade e precisaremos do dobro de esforço para passar de ano desta vez, não é mesmo? Teremos sem dúvida mais pedras em nosso caminho para resolver os assuntos regidos por aquele planeta.

A astrologia ensina também que nossas dificuldades serão determinadas pela quantidade de dias em que o planeta esteve em retrogradação desde o dia de nosso nascimento. Assim, se nascemos com Saturno retrógrado no dia 30 de novembro de 1960, por exemplo, e este esteve retrógrado até dia 30 de dezembro do mesmo ano, podemos considerar que teremos que superar dificuldades ‘saturninas’ nos assuntos indicados pelo signo em que o planeta está e nas circunstâncias determinadas pela casa zodiacal, durante 30 anos! Trinta dias correspondem a trinta anos! Pois é, isso parece assustador, não é mesmo? Se em nosso Mapa Natal tivermos vários planetas retrógrados e entre eles o regente do tema (ou seja o regente do signo ascendente) teremos muitos entraves a superar. Os astrólogos costumam indicar maneiras de canalizar as energias de forma a superar mais facilmente essas dificuldades, mas tudo irá depender do esforço de cada um para não acumular mais e mais carmas através das encarnações. O intuito da análise carmática é sempre de orientar e não de assustar!

Muitas vezes, ao fazer previsões e horóscopos que publico no STUM, indico que um determinado planeta se encontra retrógrado e costumo indicar isso na minha análise, fazendo normalmente um alerta, mesmo se o planeta em questão não seja um planeta maléfico (como Marte por exemplo).
Um planeta benéfico como Vênus, em retrogradação, não conseguirá nos enviar seus benefícios! Se as energias de um planeta estão paradas (neste caso o planeta estaria estacionário - St - ou retrógradas - R -, ele não conseguirá cumprir suas promessas energéticas, fazendo com que nós, aqui na terra, não possamos usufruir delas como gostaríamos. Aliás, alguns astrólogos consideram a retrogradação sempre de forma negativa e não há como negar que, quando um planeta considerado neutro como Mercúrio, entra em retrogradação, o trânsito fica caótico, as comunicações falham, as pessoas não se entendem!

Observem esse fenômeno em suas vidas e enviem suas observações, responderei a todos na medida do possível! Porém, lembrem-se, nada substitui a interpretação de um astrólogo profissional.

Uma boa semana a todos! Fiquem sempre conosco. SOMOSTODOSUM!

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 253


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa