Menu

A importância de Mercúrio em seu Mapa Natal

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

PENSO, PORTANTO, SOU

Do ponto de vista psicológico, Mercúrio, esse pequeno planeta de nosso sistema solar, tem uma importância primordial, pois ele governa o lado intelectual e racional de nosso cérebro, ou seja, nosso raciocínio. Como complemento ao lado instintivo e animal, regido principalmente pela Lua (sensações e emoções), por Vênus (prazer e satisfação) e por Marte (energia e sexualidade), Mercúrio nos oferece a faculdade do raciocínio que é no ser humano muito mais desenvolvido do que no animal. Na realidade, os animais também possuem um cérebro, mesmo que rudimentar e por essa razão eles são movidos principalmente pelo instinto e baseiam sua vida à busca do alimento para sobreviver.

Mercúrio representa, entre outras coisas, a capacidade de nossa mente de captar um estímulo, seja externo ou interno e transformá-lo em informação, combinação entre diferentes idéias, assim como a assimilação e a difusão em forma de representações simbólicas que permitem a comunicação. Podemos dizer que a habilidade de usar as palavras para traduzir percepções sensoriais em conceitos é uma função mercurial, um DOM, que nos distingue dos demais seres. Mercúrio era para os romanos o mesmo que o deus Hermes para os Gregos: mensageiro dos deuses, é representado com asas nos pés e com o caduceu nas mãos, e um capacete alado na cabeça. Deus do vento, da rapidez, da agilidade, Mercúrio é relacionado de um lado com o elemento Ar, em seu domicílio em Gêmeos, e com o elemento Terra, em seu domicilio em Virgem. Quem possui Mercúrio nesses dois signos é privilegiado por um raciocínio claro e rápido, facilidade de assimilação e concepção de conceitos, capacidade de comunicação, agilidade mental, método e analise. Em signos de Ar, Mercúrio consegue dar o máximo de sua capacidade, determinando um intelecto ágil, uma assimilação rápida e uma comunicação clara. Em signos de Terra ele se exterioriza através da capacidade de cálculo e de analise, e uma comunicação menos espontânea. Mercúrio predispõe a outras qualidades ou defeitos, dependendo de sua posição no mapa, e seus aspectos com outros planetas. Se ele se encontra perto demais do Sol – a menos de 3º - o astrólogo o considera ‘combusto’, o que indica que a mente da pessoa pode ter problemas de aprendizado, sofrer de dislexias, desordens nervosas e dificuldade para manter um raciocínio claro onde possa expor claramente suas idéias. A mente torna-se compulsiva com pensamentos repetitivos e às vezes negativos. Se ele se encontra em marcha direta no mapa natal o intelecto será evidentemente mais vivo, mais compreensivo; no entanto, se o planeta estiver retrógrado, a mente torna-se mais lenta na assimilação, ou, ainda, se ele se encontra estacionado no mapa, pode dificultar o aprendizado, o entendimento e a comunicação da pessoa.

Para determinar o tipo de intelecto que a pessoa possui, o astrólogo precisa examinar claramente todos os aspectos de Mercúrio, pois é dele que resultará também a compreensão da consulta! Acontece que quando interpretamos um mapa natal ou uma previsão, procurando passar alguns conceitos para nossos clientes que possuem um Mercúrio retrogrado ou em ‘mau aspecto’, eles parecem não compreendê-los inteiramente. Alguns clientes nem deixam o astrólogo falar, pois respondem o tempo todo com um ‘já sei’, não ouvindo e não assimilando completamente as informações fornecidas. Outros, ao serem questionados sobre aprendizado na infância, problemas na escola, problema de comunicação, simplesmente respondem que não tinham problema algum! No entanto, o astrólogo sabe que isso não é verdade, não pode ser verdade se o Mapa que ele está analisando lhe diz o contrário. É claro que, juntamente com Mercúrio é necessário examinar o signo ascendente e também os signos solar e lunar, pois existem signos considerados ‘intelectuais’, como Gêmeos, Balança, Virgem e Aquário) que também determinam a qualidade da mente. Os planetas que estão colocados na Casa III e na casa IX também tem sua importância, assim como os signos e governantes dos mesmos. De maneira geral, quando Mercúrio está em aspecto com a Lua, a mente é muito intuitiva e possui fácil assimilação. O astrólogo tem muitas maneiras de saber como a mente de seu cliente funciona: pode até mesmo saber se ele tem problemas psíquicos, se é nervoso ou tem doenças mentais, se tem tendência ao suicídio, se tem propensão para mentir, para roubar, se tem dificuldade de concepção, etc. etc. O bom astrólogo toma muito cuidado ao dar essas informações ao seu cliente, sempre procurando orientá-lo da melhor maneira. O mapa natal é a melhor ferramenta de autoconhecimento que o indivíduo pode obter para seu próprio benefício.

Para completar esse artigo sobre Mercúrio, quero falar da retrogradação do planeta que irá durar até dia 20 de junho. Um artigo já publicado no site explica o que significa a retrogradação de um planeta. Atualmente, ele está em conjunção com o Sol e com Vênus, no signo e Gêmeos. Na sua fase retrógrada, Mercúrio parece emperrar as comunicações, dificulta a compreensão de conceitos, causa mal entendidos, atrasa vôos e causa engarrafamentos gigantescos e outros problemas nos transportes e rodovias. O comércio também sofre com uma retração e é muito importante que cuidemos de maneira especial de documentos e papéis que podem ser extraviados ou precisam ser refeitos por descuidos e erros. É sempre importante ler o horóscopo semanal publicado no STUM para se inteirar desses e de outros aspectos planetários e poder planejar bem seu dia, seus estudos, exames, concursos públicos, reuniões de trabalho, viagens de negócio ou de lazer, etc. etc.: um Mercúrio em bom aspecto facilitará certamente sua vida!
Uma boa semana a todos

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa