Menu

Mercúrio entrou em retrogradação: você sabe o que isso significa?

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

No dia 04 de dezembro de 2017, Mercúrio, o planeta regente de Gêmeos inicia uma retrogradação no signo de Sagitário e forma um alinhamento com o Saturno que está quase saindo do signo para ingressar em Capricórnio. Mercúrio rege Gêmeos e Virgem. Gêmeos é o terceiro signo do zodíaco, pertence ao elemento Ar, tem qualidade mutável e tem relação com a comunicação, o comércio, o trânsito, o aprendizado e também com o ensino primário, entre outros. Virgem, sexto signo zodiacal, é um signo de Terra, mutável, e se relaciona com os assuntos da vida diária, como trabalho, emprego, saúde, higiene, nutrição, rotina, entre outros.

Mercúrio/Hermes, que na mitologia greco/romana era considerado o Deus mais experto de todos, trata de "comunicação" em ambos os casos. Ele é representado com asas nos pés, significando a sua agilidade e mobilidade (Terra), e com asas no capacete, representando o aprendizado e a agilidade mental (Ar) Ele também possui um caduceu nas mãos. O caduceu é um bastão entrelaçado com duas serpentes, e que possui na parte superior um elmo alado ou duas pequenas asas. Conta a mitologia que esse símbolo expressa o equilíbrio da moral e da boa conduta, e expressa também o poder. Quem domina a o poder e a comunicação tem, com certeza, muito poder! As duas serpentes expressam a sabedoria, as asas expressam a diligência, o elmo representa o pensamento elevado e espiritual. Ele pode representar também a integração daquele que o possui com os quatro elementos: a Terra correspondendo ao bastão; as asas ao Ar; as serpentes à Água; e o movimento ondulatório das mesmas indicariam o Fogo. O bastão pode indicar também o equilíbrio, ou seja, o Caminho do meio, que é alcançado quando integramos o movimento ondulatório da energia pelos 22 caminhos da Cabala e ainda a necessidade de nos apoiarmos no conhecimento ao engendrarmos a caminhada da vida.

Mercúrio rege o plano mental, o pensamento, a palavra escrita e verbal, e tudo o que representa a função do cérebro onde se manifesta o espírito. Segundo Edgar Cayce: "É O ESPÍRITO HUMANO QUE CONSTRÓI". Deduzimos, portanto, que é muito importante nascer com um "bom Mercúrio" pois se alguém nasce com Mercúrio em mau aspecto (ou seja com aspectos negativos e tenso com outros planetas) terá dificuldade de aprendizado e de comunicação, pouca esperteza e destreza, um espírito superficial e descoordenado e caminhará na vida sem foco ou objetivo. Além disso, e porque Mercúrio nunca se distancia do Sol a mais de 30º, se o planeta estiver a menos de 5º do Sol, a astrologia ensina que o planeta ficará "combusto", provocando no nato problemas mentais que podem ir desde uma a dislexia, uma dificuldade de fala e de aprendizado, e ainda falta de equilíbrio e dificuldade de locomoção. Alguém que nasce com Mercúrio retrogrado no Mapa Natal precisará de mais repetição para fixar as noções abstratas no cérebro e terá dificuldades com a coordenação corporal. Esse planeta rege os cinco sentidos do corpo humano, além dos pulmões, e de todo o sistema respiratório e ainda as mãos e braços com as quais comunicamos e deambulamos.

Em vários artigos publicados no site expliquei como a astrologia explica esse fenômeno de "retrogradação". Mercúrio, Vênus e Marte, sendo planetas rápidos, permanecem pouco tempo em retrogradação mas seu efeito é bem perceptível. Quando acontece a retrogradação de um planeta no mapa natal, (qualquer planeta mas especialmente os planetas pessoais) a astrologia cármica ensina que existe uma relação direta com alguma pendência trazida de encarnações anteriores que obstruirá a expressão da energia representada pelo planeta. Por essa razão, calcula-se que a pessoa precisará de uma certa quantidade de anos para superar a pendência, e esse número de anos será igual à quantidade de dias em que o planeta em questão permaneceu em retrogradação, desde o momento do seu nascimento. Durante esses anos, a pessoa precisará fazer uma dupla tarefa, como se tivesse trazido consigo uma "dependência", uma segunda época e terá que se esforçar muito por ter negligenciado na encarnação passada aquele assunto regido pelo planeta em encarnação anterior. Se o planeta, apesar de retrógrado, estiver bem aspectado, (com bons aspectos com outros planetas especialmente os benéficos) a tarefa lhes será facilitada por méritos adquiridos. Como Jung afirmava: "Livre Arbítrio é fazer bem feito aquilo que somos obrigados a fazer" e eu diria, aquilo que "escolhemos fazer"!

Portanto, todos podemos aprender com Mercúrio retrógrado! Vamos redobrar a nossa atenção e manter o foco em nossos objetivos. Saturno nos ajudará também a ser organizados, a agir de forma prudente mantendo objetivos precisos, a rever nossos gastos para manter o orçamento sob controle apesar da euforia que nos invade com os festejos do final do ano.

Mercúrio retornará em marcha direta dia 23 de dezembro. Durante esse período o efeito da retrogradação poderá ainda promover problemas de trânsito e transportes, dificuldade de comunicação inclusive na internet, portanto tomem cuidado com os mal entendidos, a perda de documentos e chaves, as distrações de todo tipo. Estaremos todos mais sujeitos a ser enganados por pessoas desonestas, a cometer enganos (cuidado ao assinar documentos e contratos) e a ficar envolvidos em fofocas. Ao viajar, precisaremos redobrar a atenção, pois ocorrerão atrasos e imprevistos como perda de bilhetes e tickets, extravio de malas e documentos, reservas inexistentes em hotéis e outros transtornos similares. Nesse período estaremos ainda mais sensíveis também a doenças respiratórias.

Caro leitor, esse artigo tem o intuito de informá-lo mas nenhum artigo substitui uma boa consulta personalizada! Somente ela poderá ajuda-lo a compreender profundamente quais pendências cármicas você trouxe de seu passado e qual é sua tarefa nessa encarnação. Com esse conhecimento será mais fácil você superar essas tarefas que se tornariam muito difíceis se você permanecer na ignorância. Aliás "Conhecimento" é tarefa de Mercúrio!

Pesquise os atendimentos personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarô, EFT*, Mesa radiônica, no meu site pessoal link Escolha a modalidade de consulta mais adequada ao seu questionamento e entre em contato por email [email protected] ou pelo whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em #Graziella Somaschini Marraccini ou em #AstroSirius! Assista aos meus videos no YouTube: link Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial,Tarô e Ciências Herméticas, presenciais ou online.

São Paulo, 4 de Dezembro de 2017


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa