Menu

O que são os Decanatos zodiacais?

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Respondendo ao pedido de um internauta, leitor assíduo do nosso site, elaborei um artigo sobre os ‘famosos’ decanatos. O que são, para que servem, como são usados na astrologia? Mesmo se este é um assunto mais indicado para os estudantes de astrologia, creio que todos poderão ser beneficiados com a informação.

A RODA DO ZODÍACO possui 360º em sua totalidade e é dividida em doze partes iguais, cada uma com 30º. Essas doze partes são então divididas por 4, formando cada uma um conjunto de 3 partes de 30º cada. É assim que são constituídos os signos zodiacais que são em número de doze. Mesmo sabendo que na realidade os signos não possuem exatamente 30º cada, essa convenção é adotada na Astrologia desde a antiguidade. O Sol percorre um caminho aparente em volta da Terra, circulando pelos doze signos ao longo do ano solar.

Os signos são assim divididos:
- ARIES – de 1º a 29,59º
- TOURO – de 30º a 59,59º
- GÊMEOS – de 60º a 89,59º
- CÃNCER – de 90º a 119,59º
- LEÃO – de 120º a 149,59º
- VIRGEM – de 150º a 179,59º
- BALANÇA – de 180º a 209,50º
- ESCORPIÃO – de 210º a 239,59º
- SAGITÁRIO – de 240º a 269,59º
- CAPRICÓRNIO – de 270º a 299,59º
- AQUÁRIO – de 300º a 329,59º
- PEIXES – de 330º a 359,59º

As datas de ingresso do Sol em cada signo podem variar de ano para ano (especialmente nos anos bissextos) e também conforme a longitude e longitude do lugar. Isso é devido ao fato do movimento convencional do Sol não acontecer sempre com a mesma velocidade (passa de um mínimo de 0º 57’ 59’’ a um máximo de 1º 0’ 51’’), de forma que o ingresso do Sol num signo muda de ano para ano. Esta é a razão pela qual, para levantar o Mapa Natal é necessário conhecer, além do dia, a hora exata do nascimento, assim como o local (longitude e latitude). De qualquer forma, os nascimentos que acontecem entre um signo e outro, acabarão dando ao nato as características dos dois signos.
Os signos pertencem por Triplicidade aos elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, e por quadrantes, às qualidades, Cardeal, Fixo e Mutável.

Vimos que os signos possuem 30º graus cada um, e conseqüentemente, cada decanato possui 10º (o prefixo deca designa a décima parte do todo considerado).

Existem dois sistemas tradicionais que indicam qual a regência de cada decanato, entendendo como regência o planeta que possui a maior força naqueles 10 graus do zodíaco. O Sistema Hindu considera que o 1o decanato é regido pelo próprio Governante do Signo; o 2º decanato pelo governante do signo seguinte da mesma triplicidade; e o 3º decanato pelo último signo da mesma triplicidade. Isso sempre à contar do próprio signo que estamos considerando.

Faremos um exemplo:

Para saber quais são os Regentes dos Decanatos do signo de Virgem, fazemos o seguinte raciocínio: À triplicidade do elemento Terra pertencem: Touro, Virgem e Capricórnio.

- Os primeiros 10º de Virgem são regidos pelo próprio Mercúrio, ou seja, pelo próprio regente do signo.
- De 10º a 20º - segundo decanato - encontraremos como regente o planeta Saturno, regente do signo seguinte da triplicidade, Capricórnio
- De 20º a 30º - terceiro decanato, encontraremos como regente o planeta Vênus, regente do signo seguinte da triplicidade, Touro

Assim, como se pode observar, conhecendo o domicílio e a triplicidade podemos facilmente encontrar os regentes dos decanatos, que somam sua atuação àquela do próprio planeta regente do signo.

Um segundo sistema, mais atual, é o Sistema Caldeu, ou Sistema Ocidental, mas este não apresenta uma lógica tão clara quanto o Sistema Hindu.
Resumindo:



Para melhor interpretar os graus da regência, lembramos que os primeiros 10º terminam na realidade em 9º59’, o segundo termina a 19º59’, e o terceiro em 29º59 já que depois já inicia o primeiro grau do signo seguinte.

As modernas pesquisas astrológicas colocam a Terra como co-regente do signo de Virgem (já que ainda não se descobriu outro planeta mais adequado para substituir ou co-reger juntamente com Mercúrio).

Para os signos regidos por dois planetas não devem ser considerados como regentes somente os planetas mais recentemente descobertos ou ’modernos’. De fato, a astrologia comprova que ainda existe uma co-regência de ambos os planetas. Assim, Peixes era regido por Júpiter (dividindo a regência com Sagitário) e agora tem como co-regente Netuno. É como se num país parlamentarista existisse um Presidente e um Primeiro Ministro: ambos governam em harmonia. Assim, Aquário continua com Saturno regente e co-regente Urano, Escorpião, com Marte e com Plutão, Virgem com Mercúrio e a Terra. Da mesma forma age o regente do signo e o regente do decanato, dividindo a influência que cada um possui sobre esse signo.

Se considerarmos essas regências ‘compartilhadas’, compreenderemos melhor porque muitas vezes pessoas do mesmo signo possuem características diferentes, expressando as qualidades de um ou de outro regente em sua personalidade. A complexidade da Astrologia faz com que ela não possa ser praticada por amadores. Confie sempre na interpretação de um bom astrólogo, com experiência comprovada. Ele pode orientar você em suas escolhas e planos de vida, dirimir dúvidas e ajudá-lo no caminho do autoconhecimento.

São Paulo, 6 de junho de 2004.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa