Menu

O que nos ajuda a tomar uma decisão correta?

por Bel Cesar em Espiritualidade
Atualizado em 08/04/2020 11:35:18


Quem nunca fez uma lista dos pontos positivos e dos negativos diante de uma escolha? Em geral, quando as vantagens são maiores que as desvantagens, a decisão fica mais fácil de ser tomada. Mas, se nos mantivermos presos a uma visão dual dos fatos - certo versus errado, bom versus ruim - não veremos como estes fatos estão interligados entre si. Não podemos simplesmente achar que ao descartar o errado ou ruim, ele vai sair de cena. Direta ou indiretamente todas as partes se tocam entre si. Há coisas boas e más, mas podemos vê-las sob uma visão panorâmica, como se as víssemos de cima.

O que nos mantém conectados com nossas escolhas é a coerência entre o que pensamos, dizemos e fazemos. Um caminho de constante discernimento e contínuas pequenas escolhas.

À medida que o sentido de nossa vida se torna mais claro, nossos valores norteiam nossas prioridades. Mas enquanto não temos clareza sobre onde estamos indo, tudo fica confuso. Lama Gangchen Rinpoche diz que a interdependência dos fenômenos é muito simples e fácil de entender mas difícil de aceitar, porque nossa mente e coração são muito complicados e endurecidos. Sempre sentimos que a solução deve ser alguma coisa muito complicada e trabalhosa.

Uma mente "dura" agarra-se à polaridade. Sofremos porque temos uma visão dual da realidade. Estamos sempre julgando e criando contradições. Ao treinarmos o olhar interdependente, entre fatos que aparentemente mostram-se opostos, surge uma sensação de inteireza num ponto de comunhão, que não perde energia tentando negar, excluir e rejeitar o que lhe parece ameaçador. Podemos olhar o que nos amedronta e ainda assim mantermos a distância necessária para que aquilo não nos cause mal. Mas, o que realmente define nossa escolha é a motivação que temos por trás dela. O que queremos? Vingança, punição ou sair de uma situação ruim e ir para outra melhor?

A motivação de nossas escolhas é a semente de nosso presente-futuro. Se plantamos boas sementes, vamos colher bons frutos. Parece óbvio, mas decisões baseadas apenas em ter mais vantagens e menos problemas muitas vezes são tomadas às pressas, de forma reativa, sem levar em conta suas consequências.
Em 1988, quando Lama Zopa Rinpoche esteve no Brasil pela primeira vez, do nada, ele me fez o seguinte comentário: "Quando você tiver dúvida do que escolher, escolha o que beneficiará um número maior de pessoas". Ouvi e registrei: na hora de tomar qualquer decisão, precisamos pensar em todas as hipóteses, mas não só no próprio bem, como também no bem dos outros. Ok. Esta é a visão sistêmica da filosofia budista.

Os ensinamentos budistas enfatizam a importância de nos sintonizarmos, assim que despertamos, com a motivação daquele dia. Como Lama Gangchen nos inspira a pensar: "Que eu possa fazer neste dia alguma coisa de bom a mais e uma coisa de ruim a menos". Depois, ao dormir repassamos o dia e notamos se fomos coerentes com nossa motivação ou não. Este treino diário nos prepara para tomar decisões maiores, que envolvem o bem-estar de muitas pessoas. Já imaginaram se os nossos governistas tivessem esta prática?


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 127


bel
Bel Cesar é psicóloga, pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com os métodos de S.E.® - Somatic Experiencing (Experiência Somática) e de EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares). Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. É também autora dos livros `Viagem Interior ao Tibete´ e `Morrer não se improvisa´, `O livro das Emoções´, `Mania de Sofrer´, `O sutil desequilíbrio do estresse´ em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz e `O Grande Amor - um objetivo de vida´ em parceria com Lama Michel Rinpoche. Todos editados pela Editora Gaia.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa